Clareamento a laser com 80% de desconto! Pergunte-me como!

O Medo de Dentista não é um blog feito para dentistas. Embora muitos colegas acessem e acompanhem meus posts, minha intenção sempre foi falar ao público leigo: você, que não tem obrigação nenhuma de saber o que é um diastema, uma pericoronarite ou uma osteotomia! Por isso, no assunto que vou tratar, quero me dirigir a você, paciente, mais uma vez.

Oferta de hoje: 80% OFF

A Internet, dizem, é terra de ninguém. Por isso mesmo é tão difícil fiscalizar seu conteúdo. E na onda do “pode tudo”, algumas clínicas e consultórios odontológicos têm se aproveitado da impunidade quase certa para “vender saúde”. E baratinho… 🙁

Você já deve ter visto e, provavelmente, comprado através de sites de compra coletiva. Pra quem não sabe do que se trata, funciona assim: é feita uma oferta de um serviço ou produto por um preço absurdamente mais barato que o normal… 50%, 60%, 70%, 80% de desconto. Só que a oferta só vale caso um número mínimo de pessoas se disponham a adquiri-la. Quando esse número é atingido… parabéns! Você fez um ótimo negócio. Ou não.

A ideia é ganhar na quantidade. Mas a equação às vezes não fecha: dá pra manter a qualidade?

E eis que a compra coletiva chegou à Odontologia. O que mais se vê são ofertas de clareamentos a laser a preços módicos. Como consumidora, reconheço que a ideia parece ótima. Agora, deixe-me contar pra você alguns detalhes que não estão no anúncio (e não me refiro especificamente ao da imagem. É só um exemplo de muitos)…

Por exemplo: “Clareamento Dental a Laser: de R$ 1.000,00 por R$ 200,00. Desconto de 80%!”. Várias coisas me chamam atenção nesse tipo de proposta:

  1. Um clareamento a laser não custa R$ 1.000,00. Os honorários do profissional vão depender de uma série de fatores: localização do consultório (se é meio urbano ou rural, se é bairro ou centro), número de sessões, tipo de gel clareador utilizado, etc.. Aqui na minha região, a média (e não estou dizendo que é quanto eu cobro) é de metade disso. Seu desconto inicial caiu pra 60%.
  2. Não é possível afirmar, por meio eletrônico, se você está apto a fazer um clareamento dental. Algumas pessoas simplesmente não podem, por mais que queiram. Pode ser que você tenha algum problema periodontal… pode ser que você seja alérgico a algum componente do gel clareador. Pagar R$ 200,00 por um serviço que você não pode usar não é desconto, é prejuízo.
  3. Antes do clareamento em si, há a necessidade de, no mínimo, uma profilaxia, ou seja, uma “limpeza”. Pode ter certeza: os honorários referentes a esse procedimento não estão inclusos nos R$ 200,00. O desconto que já tinha caído pra 60% só diminui…
  4. Ok! Tá tudo limpinho! Só que tem um dente “bem na frente” que precisa tratar o canal. Esqueça… clareamento, só depois disso. Até porque, a cor dos dentes tratados endodonticamente costuma ficar alterada. Provavelmente você terá que realizar um clareamento específico só daquele dente. Se isso tá incluso nos R$ 200,00? Não.
  5. Você sabia que o gel clareador só é capaz de clarear DENTES? Ou seja, aquelas pequenas restaurações nos dentes da frente que você possui, continuarão amarelas. Ou seja, você será obrigado a trocar TODAS as suas restaurações anteriores após o clareamento. Você está disposto? É possivel que, na soma, custe mais que R$ 200,00 para substituí-las…
  6. Você tem coroas protéticas? Elas vão permanecer da mesma cor, assim como as restaurações do item acima. Só fazendo novas próteses para que elas combinem com a cor do seu novo sorriso!
  7. O clareamento que você comprou é a laser. Você sabe reconhecer um aparelho de laser para clareamento? Sabe aquele aparelhinho que parece um pistola, que da ponta sai uma luz azul? Então… NÃO é aquilo. Aquilo é um fotopolimerizador (ou um LED). Dá sim pra usar aquele aparelho para ajudar a ativar o gel, mas é outro gel. E você não tinha pago por um clareamento A LASER? Tá saindo caro esse desconto…
  8. Quantas sessões são necessárias para se fazer um clareamento? Quantas aplicações do gel por sessão? Depende. Há vários protocolos, dependentes do fabricante do gel e da avaliação do profissional. Você acha que assim “baratinho” serão feitas quantas sessões? Outra: todo clareamento traz a possibilidade de sensibilidade dentinária. Talvez você só “aguente” uma aplicação do gel. Talvez nenhuma.

Tudo isso que está aí em cima poderia ser evitado com uma simples avaliação de um profissional sério. E, por mais que me doa dizer isso, normalmente essa avaliação não é nem cobrada. Caro paciente, não seja enganado! O Código de Ética Odontológica, em seu artigo 34, traz o seguinte:

“Constitui infração ética:

I – anunciar preços, serviços gratuitos e modalidades de pagamento,
ou outras formas de comercialização que signifiquem competição desleal
ou que contrariem o disposto neste Código”.

Dentista não pode anunciar preços, não pode te dar “limpezas” como brinde e não pode te dar um desconto real de 80%. Quem faz isso fere o Código de Ética. Caro paciente, conto com o seu bom senso. Porque já desisti de achar bom senso em alguns “colegas”.

Leia mais a respeito: DicasOdonto | Netdentista | Ortoblog | Ortodontiaparatodos | Te Vejo Por Dentro | OdontoBLOGia

Veja ainda: nota de esclarecimento do CRO do Paraná, Resolução do CRO do Ceará sobre o assunto e decisão da Justiça Federal que ratifica a proibição de publicidade odontológica em sites de compra coletiva.

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Categoria: Profissão: Cirurgião-Dentista

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46 comentários

  1. Ana, tô com vc! É uma pena ver tantos dentistas, teoricamente “esclarecidos”, não entenderem o que é ética, tratarem seus pacientes como clientes, praticamente se venderem por tão pouco. Realmente é uma pena ver o que estão fazendo com a nossa profissão. Tanto os profissionais como os pacientes, que na verdade não sabem dar valor nem a eles mesmos, nem à própria saúde, por isso jamais dariam valor a um profissional que ficou anos e anos estudando para lhes dar segurança. Saúde não se vende em sites, com cupom de descontos, e qdo se fala em clareamento dental não está se falando só em estética, mas em saúde . E antes que venham falar que estou com dor de cotovelo, blá ,blá, blá, vivendo com as moscas eu digo, estou com a Ana e com cada palavra e informação séria e real que ela quis passar para vcs, e digo mais: Graças à Deus meu consultório está cheio de PACIENTES INTELIGENTES, que entendem e dão valor ao meu trabalho e a si mesmos e tbm concordam plenamente com a Ana. Não trabalho com convênios e pratico os valores de tabela fornecidos pela ABO. Se todos os dentistas fossem inteligentes, como a maioria dos médicos, por exemplo, cobrariam no mínimo, os valores de tabela, o que não é nada absurdo, assim todos teriam pacientes e trabalhariam felizes com qualidade sem precisarem se vender em sites…

  2. Olá!!

    Gostei do seu post e é bem esclarecedor.
    Eu li um artigo seu sobre Paciente ou Cliente? e vejo que os seus colegas de profissão estão tratando as pessoas não como pacientes e sim como clientes. Somente como CLIENTE.
    Então Ana, já ouviu a frase “O mundo é dos espertos”?? Aqui no Brasil, o que reina é a Lei de Gerson, a maioria das pessoas quer levar vantagem em tudo…

    Percebi em alguns comentarios que o povo não quer saber de Código de Ética, e sim, ficar com os dentes brancos. Não condeno a opinião deles mas acho que a sua classe devia se unir e fazer denuncias no órgão responsavel. Sou a favor de um preço justo pelo serviço e não na exploração com preços abusivos. Não se espante, caso acontecer, na feirinha da Madrugada ter uma barraca com um “dentista” anunciando clareamento a laser por 100 reais.

    Abs!!

  3. Mas é cada uma, viu?
    Todo mundo quer pagar barato, mas ninguém vê que aquele profissional que está lá não usa só o gel clareador no procedimento; gasta gel, equipamento, conhecimento, e TEMPO!!!!
    Ou alguém aqui gosta de trabalhar de graça??? huahauahuauaa
    Não vejo ninguém ir ao médico e reclamar: – Não vou pagar porque ele nem olhou pra minha cara! (como fazem muitos). Mas se for para ir ao dentista e não receber nem a tal da “limpezinha”, já se houve: – Porque eu tenho que pagar? O doutor não fez nada, só olhou com o espelhinho…
    Caros colegas, VALORIZEM-SE, ou sempre vamos ter pacientes com esse tipo de pensamento.
    Pra quem acha que seu dentista cobra caro, pergunte a ele o quanto ele gastou durante e após a faculdade…
    Sem mais!

    Parabéns pelo blog!!!

  4. EU JA FIZ E FICOU OTIMO ESTOU ESPERANDO A PROXIMA PROMOCAO AQUI NO SUL, ACHO QUE VCS ESTAO FURIOSOS PORQUE NAO PODEM MAIS EXPLORAR OS COITADOS DOS CLIENTES, COMO FAZIAM ANTES!!!!

    1. Que bom Carla, fico feliz por você. Tomara que no seu próximo clareamento você tenha a mesma SORTE que teve na promoção anterior. Abraço!

  5. É, a casa caiu senhora dentista, perdeu a mamata dos clientes? agora é de rir, que ética é essa? a ética do bolso? quer dizer que se o dentista fizer o trabalho de graça é anti-ético? bricadeira, e a livre concorrência, quer só molezinha, né, como eu disse acabou a mamata.

    1. Caiu a casa de quem? Quem tá rindo do quê? Segundo o Código de Ética Odontológica (que você pode consultar no link lá em cima) atender quem pode pagar, de graça, é anti-ético sim. E atender de graça não é livre concorrência… é caridade. Alíás… quem foi que falou em atender de graça? Eu, hein?!

  6. >Olá sou apenas um mero Zé que tenho em mim sempre a petulância de perguntar tudo sobre tudo e no meio da minha pesquisa sobre compras coletivas encontrei esse website.

    Gostaria de apenas dizer que todo o serviço deve ser prestado com qualidade independentemente da quantidade.

    Nesse caso especifico apresentado aqui o que descobri é que a maneira que alguns profissionais em todas os segmentos e vários websites de Compras Coletivas fazem é focado na venda e não como a empresa que desenvolveu a ferramenta usa. Coicidentemente a imagem da suposta oferta inserida nesse post é da Empresa americana GroupOn que desenvolveu a dois anos a trás essa ferramenta de capitalização de clientes e não gerador de capital de giro(o website de compra coletiva). O Marketing e mídia é o principal objetivo para a empresa divulgadora(pelo menos deveria). A mídia direcionada para pessoas que procuram ótimos preços fazem com que essas pessoas se abram a conhecer um novo lugar que nunca foram.

    O que vale ressaltar é que todos os detalhes sobre os parenteses como, avaliação do paciente para a realização do procedimento deve ser clara e estar nos itens e regras da suposta oferta, deixando claro que aquele procedimento poderá ou não ser realizado se caso depender de alguns fatores. Isso se aplica a todos os tipos de ofertas não só procedimentos estéticos.

    Eu como leigo não saberia reconhecer a diferença de lazer se eu paga-se por um profissional renomado e preço cheio nem se eu fosse com um profissional usando o cupom promocional.Isso se aplica a quase tudo, exemplo; você leva seu carro na oficina e o mecânico diz o problema era na embreagem mas que na verdade era somente o cabo que estava com problema, ou simplesmente quando você abastece seu carro com gasolina e na verdade tem mais álcool que gasolina na mistura. Sendo assim em qualquer segmento podem haver pessoas de má indule que possam tapear seus clientes.

    Fica o fato de que eu cliente/paciente/consumidor quero ser bem atendido em qualquer circunstancia e que o empresário que faz esse tipo de mídia tem que entender é que esse cliente que vem com o cupom quase sempre não conhece o estabelecimento sendo assim cabe a empresa apresentar-se como profissional e explicar os procedimentos, o que ele precisa fazer e claro é oferecer serviços extras e explicação do que é esses serviços que a empresa presta que não está incluso no cupom. Isso ao meu ver é muito melhor que mídia na TV, rádio ou mídia em papel para uma empresa, além do que em vez dela utilizar R$4.000 ou mais em outdoor ela pode pegar esse valor e subsidiar um serviço ao cliente visando a venda de outros. Isso leva efetivamente o cliente/paciente/consumidor para dentro de sua empresa e isso sempre foi o mais difícil de se fazer, no caso muito mais difícil na odontologia e outros segmentos e a fidelização vai depender de cada empresa.

    O que os orgãos e os conselhos de medicina e odontologia devem realizar é a fiscalização ativa dos profissionais que supostamente deveriam fazer normalmente e advertir e banir os maus profissionais.

    Em proteção ao usuário que comprou o cupom promocional do site descobri que ele (somente nas melhores empresas) tem o seu dinheiro de volta caso o atendimento ou serviço não foi satisfatório, e alguns websites como o da imagem inserida neste post dão a garantia de até 2 anos para que o usuário solicite reembolso do cupom.

    No caso especifico de odontologia gostaria de dizer a todos os da área inclusive a médica que o termo paciente se aplica somente em quem é atendido pelo Sistema único de Saúde, SUS(o que não deveria), pois eles devem ter verdadeiramente a virtude da paciência! Agora pessoas que pagam por um serviço independentemente do tipo, devem ser tratados como clientes pois se pagamos temos o direito de ser atendidos e receber o serviço que nos foi cobrado. Sendo assim todos nós somos cliente de alguém e por isso sempre devemos pensar como um cliente na hora de atendermos os nossos.

    1. Parabéns pelo post de um consumidor consciente. Se o brasileiro tivesse sempre noção de qualidade, com certeza haveria uma evolução melhor e mais rápida de produtos e serviços.

  7. >Anônimo… você está falando com quem?

    Se foi comigo, concordo que R$ 1.200,00 é muito por um clareamento… eu digo isso no texto, inclusive.

    Concordo também que um clareamento ativado a LED ou fotopolimerizador pode trazer ótimos resultados. Aliás, a luz é apenas uma forma de acelerar a reação química dos componentes do gel. Sem luz, também funciona.

    Concordo, ainda, que muitas pessoas costumam ter prioridades discutíveis, preferindo investir em gadgets eletrônicos do que na própria saúde… mas cada um sabe da sua vida, não é?!

    Segundo sua opinião, se eu a entendi bem (porque você se expressa TÃO BEM que, sei lá…), já que o povo não valoriza o profissional de Odontologia, eu estou errada em querer valorizar a classe? Discordo. Enquanto eu puder, farei isso por mim e pelos meus nobres colegas.

    Discordo também que um dentista receba um "salário" (e o termo correto para profissionais liberais é "honorários") de fome. Discordo que meu texto desvalorize a classe odontológica e a torne desunida. Pelo contrário…

    Se você puder me elucidar, de que forma eu dizer que um aparelho de laser é diferente de um fotopolimerizador desvaloriza a classe. É apenas uma informação técnica…!

    Se eu explico demais, você vê "intenções" demais onde elas não existem…

  8. >Cara colega,
    Creio q vc deve ter mais de 10 casos de clareamento a laser(naum de fotopolimerizador) por mês p/ justificar o seu comentário, sendo assim vc deve saber q aki no Brasil naum se valoriza a classe Odontológica, naum sei onde fica seu consultório,mas aki na Vl.Mariana onde fica o meu, é mto dificil achar alguém que pague R$1200,00 a um clareamento a fotopolimerizador(q por sinal o resultado é mto bom),as pessoas por cultura preferem comprar um notebook ou trocar o celular ao invés de pagar pelo Tratamento. É verdade q nem todos os casos é possível realizar o clareamento, mas convenhamos, q a pessoa q tem por fazer uma Endo no central ou lateral nem sequer cuida de sua dentição(fora traumatismos), portanto, vc quer valorizar uma classe q naum é valorizada por seus próprios pacientes? Entretando, qdo aparece uma oportunidade de melhorar esse salário de fome de um Dentista, vc me descreve esse tipo de comentário??? Tornando-se assim a Classe Odontológica desunida e cada vez menos valorizada nesse país que vivemos atualmente.

    E parabéns pelas suas explicações desnescessárias aos pacientes, em relação a diferença entre um aparelho de laser e um fotopolimerizador, agora sei pq nossa classe odontológica está dessa maneira tão desvalorizada, são explicações demais e atuações de menos.

    1. Caro Anônimo,
      O problema de um clareamento ser ofertado em um site de venda de grupo não é o preço, é a falta de ética do profissional. Não é possível confiar em um profissional que não segue o próprio Código de Ética Odontológico, onde é bem claro que não é permitido ao profissional “… anunciar preços, serviços gratuitos e modalidades de pagamento, ou outras formas de comercialização que signifiquem competição desleal
      ou que contrariem o disposto neste Código…”. Não dá pra confiar como dentista, nem como colega de profissão. Por isso eu entendo por que a classe Odontológica está desvalorizada: o próprio dentista não sabe se valorizar (diferente de não ter valor; é realmente não compreender seu valor).

      E eu dou explicações desnecessárias para meus pacientes, também, tais como, clareamento à LASER de verdade só existem duas clínicas aqui na cidade que oferecem, o resto 99% é LED, ou fotopolimerizador e não é LASER. E falo pro paciente que se quiser fazer clareamento a LASER que procure aquelas clínicas e se outro alguém oferecer e disser que é LASER, tire foto, e verifique na internet se o aparelho é LASER de verdade, ou só LASER de baixa potência (sem efeito clareador) associado à LED e denuncie ao Procon.

      Eu sou, além de dentista, consumidor e detesto ser enganado como consumidor e acho desnecessário e perigoso enganar as pessoas. Pago 1000 por algo que vale 1000, mas não pago 200 por algo que vai me trazer prejuízo, ou dores de cabeça, ou uma infecção cruzada, como hepatites, HIV, EBV, etc. Aliás, que tipo de qualidade de esterelização, descontaminação entre um paciente e outro existe em uma clínica que atende vários pacientes e cobra 200 por um clareamento???
      E eu prefiro pagar por um notebook, ou celular a ter que fazer um clareamento desses. 😀 A clínica que não se preocupa com a ética odontológica vai respeitar um ser humano desde quando? Duvido!!! Uma coisa errada sempre puxa outra errada.
      E ainda explico as diferenças de uma terapia e outra, e concordo que com fotopolimerizador, ou LED tem-se bons resultados, porém mais lentos que com o LASER, mas ao mesmo tempo mais seguros do ponto de vista de vitalidade. Não há por quê enganar o paciente, hj em dia tem internet e ele pode procurar informações facilmente; do contrário, corre-se o risco de perder a credibilidade. E quando um único dentista perde credibilidade, algumas pessoas pensam: “Dentistas não prestam, são mercenários”, generalizam, o que só leva a uma desvalorização da classe.
      Ser mercenário não é querer ganhar 1200 por um clareamento, necessariamente. É querer ganhar qualquer centavo, passando por cima de princípios éticos odontológicos, ou sociais.

  9. >caro anônimo, é uma pena dizer que a falta de conhecimento básico sobre determinados temas levem o ser humano a falar certas bobagens. este seu argumento sobre valores de tratamentos chega a ser, no mínimo, ridículo, já qua você está levando em consideração apenas o custo do gel clareador, que, diga-se de passagem, não é o único material utilizado em um clareamento. se você transportar esse raciocínio para qualquer outra área, não da saúde, mas da prestação de serviços ou do comércio, você vai perceber que diversos outros fatores estão incluídos na quantificação final do valor de um determinado produto ou serviço, como honorários (pois ninguém faz nada de graça), custos operacionais, depreciação de quipamento, etc. não quero comparar as atividades, é claro, mas se você for, por exemplo, lavar o seu carro, você acha que o valor que você irá pagar será somente o da água e sabão? reflita sobre isso. ah, me avise onde encontrar gel clareador DE QUALIDADE POR 120 REAIS UM TUBO DE 120G. FRANCAMENTE!

  10. >Parabéns pelo POST

    Realizei uma denúncia ao CRO-DF e sabe o que fizeram? NADA

    Agora ao anônimo aí que quer um clareamento a preço de custo do GEL, peça ao MAC DONALD´S para te vender a batata a preço de custo da batata, seu palhaço.

  11. >Sim, Anônimo… estamos falando de ética. Mas você está falando de dinheiro, certo?! Então vamos falar de dinheiro.

    Concordo com você: todos querem ganhar dinheiro. São poucos aqueles que amam uma profissão a tal ponto que seriam capazes de trabalhar só pelo prazer de exercê-la. Felizes são eles! 🙂 Mas, a maioria dos mortais, inclusive eu, precisa comprar o leitinho das crianças.

    Discordo de você: os honorários dos cirurgiões-dentistas, e não os "preços", não são exorbitantes. Eu NÃO VENDO clareamentos. Mas posso sim proporcionar dentes mais brancos ao meu paciente através de um procedimento clareador, pelo qual haverá um custo físico (o gel – R$ 120,00 pra 8 pacientes? Onde? Eu quero! – o aparelho de laser, a barreira gengival – esse negócio queima! – as luvas, o material esterilizado, a infraestrutura, etc.) e um "custo" intelectual: minha formação. O paciente tende a banalizar o conhecimento do profissional, PRINCIPALMENTE na hora de abrir a carteira. O que interessa é o preço do gel na loja. Aí é só ver quanto o "doutor" cobrou, diminuir um valor do outro e… você patrocinou as férias do seu dentista na Europa. 😛

    Já ouvi que qualquer macaco bem treinado faz um clareamento. Pode ser. Um BEEEEM esperto :P. O procedimento em si não é algo complicado, ISSO SE tudo estiver dentro da normalidade. Agora, avaliar se as condições são as ideais, que tipo de clareamento é o mais interessante (e adequado) para o paciente, quantas sessões serão exigidas, que procedimentos adicionais serão necessários antes e/ou depois do clareamento, além de acompanhar o caso pelo tempo que for preciso e orientar o paciente sobre como lidar com as possíveis reações adversas do tratamento… que eu saiba macaco não tem registro no CRO. Nem os BEEEEM espertos. 😛

    Concordo com você de novo: R$ 1.200,00 é um valor alto por um clareamento. Uma explicação para que o profissional esteja pedindo isso por seus serviços é que ele tenha uma reputação que justifique. Um super-especialista em estética, talvez… pode ser. Outra explicação é que ele esteja divulgando num site de compras coletivas que um clareamento custa isso pra que, quando ele revelar que "só hoje" é por R$ 200,00, você acredite que está tendo um desconto imperdível! Pode ser. Ou não. Mas eu só entendo de "dente", quem entende de desconto são vocês! 🙂

    Sério, queridos leitores: antes de comprar o tal cupom alguém aí já foi fazer uma avaliação com um dentista de confiança? Analisou junto a ele todas as implicações de um tratamento clareador para o seu caso específico? Perguntou sobre condições de pagamento? Desconto à vista? Gente, dentista, pelo Código de Ética, não pode ANUNCIAR essas coisas nem PRESENTEAR você com tratamentos… mas o seu dinheirinho suado pode e deve ser valorizado SIM! Afinal, quem é que vai pagar a conta? Você pode se surpreender, viu?!

    Hoje estão VENDENDO clareamentos… manutenções ortodônticas… implantes! Amanhã, nesse ritmo, tratamentos de canal, cirurgias ortognáticas… vale arriscar tanto por dinheiro? Apenas reflitam. Se este post (e a campanha toda) tiver feito as pessoas refletirem (colegas e pacientes), já terá valido a pena.

    Anônimo… um excelente 2011 pra você também! Abraço! 🙂

  12. >Perai gente…… ética. vcs estao falando de ética?. Todos os dentistas neste caso são a mesma coisa e profissionais de outras áreas tbm. Todos querem ganhar. O q está em jogo ai são os valores e isto q os incomodam.
    Dentistas tem q cobrar sim, claro, mas os valores cobrados pelos serviços são EXORBITANTES. Penso entao q este tipo de "promoção é válida sim", pois cobrar por um clareamento 600 a 1200 reais é muita coisa, num gel q custa 120 reais um Tubo de 120grs (uma "porção" q daria p clarear umas 8 pessoas). Sei q tem outras marcas importadas e com o msmo princípio ativo (Um dos princ. ativo: peróx. de carbam.) custando um pouco mais.
    Por favor, não vamos criar uma onda, um movimento "monopolizado", teorias da conspiração para se cobrar um valor alto sim.
    Vamos ganhar sim claro, mas manere nos valores.

    E mais: Claro q em qq tratamento é de responsabilidade do profissional todos os cuidados como procedimentos de higiene e materiais utilizados.
    Grande abraço a todos. Feliz Natal e um execelente 2011. 🙂

  13. >Ana, parabéns pelo post! completo e claro!
    Fico indignada também com isso. principalmente pq sao os mesmos profissionais que reclamam depois da odontologia.como vc mesmo disse, internet é terra de ninguém, e eu sei q mta coisa se deixa passar mas tb nao deve ser fácil fiscalizar todas as infracoes. O Código de ética obviamente trata de ética, e deixa bem claro que esse tipo de propaganda confere a uma "concorrência desleal".e como, vc MUITO BEM relatou, existem contra indicacoes e isso é sim um "anuncio irregular com o intuito de atrair clientela".ou seja, 2 infracoes em uma só propaganda. Nao podemos contar com o bom senso das pessoas. somos nós que estudamos e nos profissionalizamos para saber diagnosticar!
    Bjo,Dra. Cris!parabens mais uma vez!
    http://www.papodedentista.blogspot.com

  14. >Parabéns pelo post, Ana… explicações perfeitas e coerentes… infelizmente nossa profissão ainda é regida por um Conselho que fecha os olhos pra muitas "aberrações"…

  15. >Bem, obrigada pela resposta (:
    Numa coisa eu tenho que concordar com você, procedimentos de estética muitas vezes acabam dando problemas pra saúde da pessoa…mesmo que O procedimento em si não seja um procedimento de saúde.
    Eu continuo preferindo confiar que as pessoas que compram qualquer tipo de tratamento estético estão cientes que devem tomar todo cuidado possível e não fazer na louca…Que nem eu disse antes, mesmo que eu comprasse um cupom de clareamento dentário a, sei lá, R$ 50,00 e chegando lá o dentista dissesse que preciso me preparar antes, preciso fazer algumas avaliações, etc, eu faria na boa, até porque, mesmo que eu não comprasse o clareamento em promoção eu teria que fazer tudo isso (ou seja, pagar por estes procedimentos + o preço normal do clareamento). Certamente acho que vale a pena ter um desconto no clareamento mesmo pagando os preços normais dos demais procedimentos.
    Eu sinceramente neste ponto não concordo com o código de ética em relação aos preços. Acho que para tratamentos estéticos vale ofertar o preço que for. Clínicas estéticas podem ofertar preços de depilação com luz pulsada, por que clínicas odontológicas não podem para clareamento dentário? ):
    Coisas estéticas são coisas estéticas. Ainda que qualquer procedimento estético possa dar algum problema, eles não deixam de ser apenas procedimentos estéticos. Então, nesse ponto, eu entendo esses dentistas.
    Mas claro, é só minha opinião como consumidora consciente, acho que nem todo mundo é tão consciente assim e certamente devem aparecer vários pacientes que, após comparem o cuponzinho vão querer chegar fazendo clareamento sem nem quererem saber se podem ou não. Mas nesse ponto já é culpa do consumidor…
    Mas obrigada pela resposta, agora entendi melhor sua opinião e até posso dizer que, se eu fosse dentista também estaria preocupada com esses pacientes e com o que os dentistas fariam com eles (imagina só, alguém chega no consultório e QUER PORQUE QUER fazer o clareamento sendo que, sei lá, tem alergia ao gel, nem quero saber o que aconteceria se o dentista acabasse cedendo e fazendo a "vontade" do paciente). Mas enfim…nem tudo é perfeito =/

  16. >Fernanda, a classe odontológica não é contrária aos sites de compra coletiva. E se eu não puder falar pela classe, falo por mim: eu não sou. Nem este post é. Para um série de produtos e serviços pode ser muito legal sim! Deve estar cheio de gente satisfeita por aí… 🙂

    Porém… NÃO FUNCIONA em caso de procedimentos odontológicos. Achei que tinha sido clara, mas vou tentar esclarecer melhor o meu entendimento sobre o assunto.

    O clareamento é um procedimento estético SIM. Agora, só porque é estético, não significa que não tenha consequências sobre a saúde do paciente, consequências pelas quais o cirurgião-dentista é responsabilizado (pelos conselhos regional e federal, por outros órgãos de classe, pelo paciente, pela família do paciente e até criminalmente). Como é que eu vou me responsabilizar pela saúde de alguém que eu nunca vi só porque esse cidadão tem um cupom na mão?

    "Ah, mas um procedimento estético, pelo qual a pessoa opta, não pode ser nem considerado um tratamento de saúde!" Não? E as mulheres que morreram depois de complicações por causa de lipoaspirações mal sucedidas? Ou lipoaspiração é procedimento de urgência para manutenção da vida? "Mas clareamento não mata ninguém!" Não… até que saia a primeira notícia no Jornal Nacional: "Paciente morre na cadeira do dentista por causa de um simples clareamento". Aí vai estar CHEIO de gente questionando o porquê de não fiscalizarem esse tipo de atividade…

    Enfim, se você ACHA (certeza, só avaliando com um dentista) que está apta a realizar um clareamento dentário e quer adquirí-lo através de um site de compra coletiva, te dou o MAIOR APOIO! Compre dois cupons e leve a sua tia junto! O site não quer te enganar… quem pode estar querendo é o dentista… ele sabe que o Código de Ética da profissão proíbe anúncios de preços, condições de pagamento, promoções… se ele faz isso e você confia…

    … BOA SORTE!

    1. Minha querida! Todos os sites com esses anúncios tem explicações claras sobre em quais condiçoes não podera ser usado o seu cupom e outra.. por mais leigo que seja.. a maioria sabe pegar o tel e ligar para a clínica e esclarecer suas duvidas.. eu já comprei , tinha duvidas. fui orientada e convidada a fazer uma avaliação antes de comprar.. Não tenho do que reclamar. Acho que isso é falta de capacidade! Até quando vcs acham que vão ficar sem ultilizar esse meio de comunicação?

      1. Nem todos, Maria Cristina, nem todos. Mas a questão nem é essa… é que o paciente, com toda razão, vai querer o que comprou. E nem sempre vai poder levar… e eu não acho isso justo. Você pode ser uma pessoa esclarecida, que pergunta antes, que questiona. Mas muitos e muitos pacientes não são assim. Aliás, o paciente padrão só escuta a parte que lhe interessa. Você explica mil vezes que aquele tratamento (qualquer um, não só clareamentos) tem riscos, consequências, que ele é co-responsável pelo sucesso do mesmo mas, quando as coisas não saem como ele sonhou, “Ah, o doutor NUNCA me informou sobre isso”. Essa discussão dá muito pano pra manga…

        Não é uma questão de “falta de capacidade”. É respeito pelo paciente e pela profissão. Meu paciente não é um cupom, é uma pessoa. E eu gostaria de tratar diretamente com ela e planejarmos juntos o que pode e deve ser feito pela sua saúde, de forma personalizada. A Internet é sim um meio ESSENCIAL de comunicação, mas existem formas e formas de utilizá-la pra isso.

    2. Então! Fatalidade, não.. mesmo o médico fazendo consulta, pré operatório .. exames.. o paciente ainda morre.. Como também pode morrer fazendo um clareamento que custou mais de mil reais.. e o outro que pagou de 299,00 e estar feliz da vida..rrs
      Gente esses dentistas acham que a população é uns retardados, incapazes de não reclamar de algo que não gostou. Que vão ser enganados e vão ficar calados. Façam uma pesquisa senhores do grau de satisfação em pacientes que fizeram, não é legal ??? Acho que quem quer enganar aqui é quem cobra 1200 um tratamento que o profissional gasta 30 reais no produto..

      1. Tudo é possível! Vai ter gente satisfeita? Sim. Vai ter gente insatisfeita? Sim.

        Discordo que os pacientes insatisfeitos são incapazes de reclamar ou que são “retardados” que ficarão quietinhos e infelizes. Eles SEMPRE reclamam, e em alto e bom som… e querem o dinheiro de volta se não recebem o que “compraram”… e a parte que foi paga ao site de compra coletiva não será devolvido, pode ter certeza. Quando se trata o paciente como um cupom, as chances de “insatisfação” são MUITO maiores. Isso gera uma péssima publicidade e desvaloriza o profissional, pode ser um tiro pela culatra.

        A ideia de fazer uma pesquisa de satisfação é ótima. Mas só “saber” se o paciente está satisfeito não ajuda muito. Temos é que investir para que ele efetivamente fique satisfeito. E tratá-lo de forma individual e personalizada facilita muito isso.

        1. Não é porque a pessoa comprou um cupom que vai deixa-la insatisfeita… isso acontece até com os pacientes que vão diretamente ao consultório. Como a Sra ja disse, mesmo com muita explicação eles não entendem, certo ? esse não tem jeito.. por cupom ou não. Não temos casuísticas de pacientes que compraram um cupom e não ficaram satisfeito, e sim dentistas enlouquecidos por ver colegas com muitos pacientes.
          E se em uma pesquisa onde a mairoria falaria bem é porque eles estão satisfeitos, não é ? se o que conta é o bem para os pacientes é uma boa sim.. e resolveria.. agora se o problema for inveja mesmo.. não vai ajuda!
          Não é um tratamento coletivo,.. todos são tratados individualmente.. só a venda é coletiva.. hehe

          1. “Não temos casuísticas de pacientes que compraram um cupom e não ficaram satisfeitos, e sim dentistas enlouquecidos por ver colegas com muitos pacientes”. De onde saiu isso???

            Nada que eu diga (ou que eu já tenha dito) vai convencê-lo de que não é uma questão de “inveja”. Se sua opinião é essa, ok. Já detalhei meu ponto de vista de todos o ângulos. O “bem” do paciente é uma questão de $$$? Então comprem cupons de desconto e sejam felizes. 🙂

  17. >Gente…Quer dizer que se eu não tiver um problema periodontal, não for alérgica a nenhum componente do gel, estar disposta a pagar pela profilaxia, não tiver nenhum dente que precise de tratamento de canal, não tiver nenhuma restauração nos dentes, nem coroas protéticas, saber diferenciar o aparelho de laser e aguentar direitinho as sessões de clareamento, eu não devo comprá-lo em promoção porque esse site é mau e quer me enganar? ):
    Ah! E se eu tiver me esquecido de uma dessas condições e não poder fazer por causa disso, mas tenho uma tia que atende tudo direitinho e poderia dar o cupom da promoção de presente para ela, eu também não deveria fazer isso porque esses sites são inimigos da humanidade e todos devemos ficar longe deles? ))):
    Desculpa, mas achei isso um pouco exagerado…Eu já fiz compras através desses sites e, pra mim, comprar um clareamento dentário é o mesmo que comprar uma drenagem linfática ou uma depilação com luz pulsada. São tratamentos estéticos e, como tais, é óbvio que existem condições para que a pessoa possa fazê-los. Tomando cuidado e se dispondo a pagar um pouquinho mais se necessário (pois ainda ficaria mais barato do que o preço original), eu não sei que mal tem…
    Se fosse uma liquidação de tratamento de canal, aí sim eu me preocuparia…x.x

    1. KKKKKK Muito bomm!! eu tbém já comprei e conheço pessoas que também compraram e ficaram satisfeitos com o atendimento e resultados… EU RECOMENDOOOO!!

      1. Isso é coisa de dentista que tem medo da concorência… fala sério!! ´Preferem ficar com o consultório as moscas ou atendendo convenio que paga em torno de 5 reais uma profilaxia… e ainda continuam puxando o saco do conselho.. GENTEEE TEM PACIENTE PRA TODO MUNDO!! DIVULGUEM O TRABALHO DE VCS NA INTERNET.. USEM A TECNOLOGIA QUE ESTA AII.. PQ NÃO PODEM DIVULGAR ???????? MUITOSSS NÃO VÃO TEM AO DENTISTA DE MEDO DO MOTORZINHO NO BOLSO.. E REALMENTE.. NÃO PRECISA SER TÃO CARO.. É POSSIVEL SIM DAR QUALIDADE COM PREÇOS MENORES.. O DENTISTA TEM QUE PARAR DE FAZER A CONTA QUE O VALOR DELE TEM QUE SER DEZZZZ VEZES MAIS DO QUE O VALOR DO SERVIÇO DO PROTETICO..
        ABRAÇOS!

        1. Concordo plenamente: tem paciente pra todo mundo… aliás, 30 milhões de brasileiros NUNCA foram ao dentista. A questão dos convênios é outra história, mas é fato que o que eles pagam é uma piada, chega a ser ofensivo. Porém a questão aqui é fazer valer o código de ética e lutar pela valorização do profissional de Odontologia (não valor = $$$, mas valor = respeito). Acho válido discutir possíveis mudanças no código de ética, mas enquanto ele não muda deve ser respeitado como é e, atualmente, esse tipo de “divulgação” é proibida. Também desejo uma Odontologia acessível a todos e de qualidade. Abraço!

          1. Cada profissional tem direito de fazer o preço que quer. Otimo que existem esses sites de desconto. Pois assim saimos desse cartel que muitos dentistas inssistem em fazer. Se nao ta satisfeito com a carreira pq nao da milhoes , va jogar futebol… quem sabe nao da mais sorte……

            Avááááááá

      2. Legal Flávio, fico feliz por você. Quando dá tudo certo a gente recomenda mesmo. O duro é quando elas dão errado… por isso é importante deixar as coisas claras.

        1. As coisas estão dando certo e vcs ” dentistas” não aceitam.. recomendem! Ou diga pra quem não esta dando certo?

  18. >Leo, adoro! 🙂

    Karina, obrigada! 🙂

    Anônimo, dá sim! E além de pagar em 5 vezes você ainda ganha uma limpeza e uma maria-mole! Promoção válida até às 23:59h de hoje. 😛

    Obrigada pelas visitas e pelos comentários! Divulguem! 🙂

  19. >Será que este clareamento da para fazer em 5 vezes no cartão de credito da "credifacil"; brincadeira, tem dentista morto de fome; uma cambada de desqualificado, pobre e explorador; tem que haver uma retalhação por parte dos orgãos fiscalizadores, ou vai continuar esta baixaria

  20. >Perfeito o post. Tudo o que ficou entalado na garganta de muitos dentistas está aqui, agora é só divulgar!

    Parabéns pelo blog. Texto leve, divertido o mais importante: cheio de informações precisas e preciosas!

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No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista