Is It Safe? (Marathon Man)

Partindo do princípio de que dentista rima com nazista 🙂 hoje, na coluna O Medo de Dentista na Mídia, quero falar do filme “Marathon Man” (título no Brasil: “Maratona da Morte”), estrelado por Dustin Hoffman, em 1976. O filme conta a história do Dr. Christian Szell (você nunca mais esquecerá esse nome), um “médico-dentista” da SS (Schutzstafell, ou “Tropa de Proteção”, em português), organização paramilitar ligada ao partido nazista de Adolph Hitler.

O Dr. Szell vive refugiado no Paraguai, e lá pelas tantas tenta contrabandear diamantes para fora dos EUA. Os diamantes acabam caindo nas mãos do personagem de Hoffman, Thomas Levy, um estudante de história que também é maratonista. Coitado. Aí começa a perseguição. Dr. Szell é o responsável por uma das cenas mais famosas (e clássicas) de tortura no cinema. Usando instrumentos odontológicos, é claro. 🙂

A frase “Is it safe?” (É seguro?) repetida insistentemente pelo médico-dentista em diálogo com  Levy ajuda a completar o clima de terror psicológico. Veja a cena, dublada em português:

Para assistir a sequência completa da tortura (em inglês), clique aqui.

Da próxima vez que você for ao dentista (se tiver coragem) :), vai se lembrar do Dr. Szell. E agradecer a Deus por não ser ele do outro lado do motorzinho.

Dica do @vidadedentista. 🙂 (http://www.vidadedentista.com.br)

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: O Medo de Dentista na Mídia

Marcadores:

5 comentários

  1. >Aline, obrigada pelos comentários e pela visita! 🙂

    Fabrício, obrigada… eu acho. 😛

    Gustavo, não. Não é seguro. 😀

    Leo, eu não descreveria melhor a sensação dos leitores deste post! 🙂

  2. >É seguro acompanhar este blog?

    É seguro confiar no dentista? Humm, não sei não… rsrs

    Parabéns pelo post, Ana! Confesso que até eu fiquei… receoso!

  3. >Mas além de ser gente boníssima essa Dra. Ana paula ainda escreve bem pra caraleo !!!

    O post ficou muito melhor do que eu esperava de uma loira como vc !!! =P

    Eu que já tinha muito medo, agora então …

  4. >Valei-me Nossa Senhora!! Hitler era uma moça perto desse "dentista" aí.. Até eugenol o cara foi obrigado a cheirar…kkkkk…

    Agora vamos refletir um pouco sobre o que passou na cabeça dos diretores desse filme:

    Um deles disse: Por que a gente não coloca um médico louco, com avental todo sujo de sangue e uma serra elétrica na mão que corta um dos braços do sujeito que tá sendo torturado?

    E o outro sadicamente responde: Pra quê? Vamos colocar um dentista com cara de mau e meia dúzia de ferrinhos que o efeito é muito mais trágico e economizamos no investimento!

    Resultado: até o auxiliar do dentista se virou pra não ver o que estava para acontecer com o prisioneiro..huahuahua…

    Belo achado esse filme! Parabéns pela postagem!

    Abraços..

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista