Dicas de Design Para o Seu Blog

Quando o Netdentista propôs que escrevêssemos dando uma dica para blogs de Odontologia, a primeira coisa que me veio à cabeça foi falar de design. Quem me conhece sabe que eu sou, além de dentista, formada em design. Costumo dizer que se eu fosse uma designer espetacular não teria feito Odontologia… fato :)! Mas a minha ideia aqui não é estimular você a procurar um curso superior na área, e sim convocá-lo a ter bom gosto.


Existem algumas regrinhas básicas que podem (e devem) ser aplicadas na construção de qualquer layout, logotipo ou logomarca. Não estou nem falando de otimização de template, regras de SEO e etc.. Tem gente que entende disso MUITO melhor do que eu e pode falar a respeito com mais propriedade. Quero chamar a sua atenção para o básico do desenvolvimento de uma identidade visual. 

Alguns blogs de Odontologia são medonhos. A maioria das pessoas olha pra eles e percebe que tem alguma coisa errada, mas não sabe exatamente o que é. Outros blogs, felizmente, primam pelo bom gosto. E pasmem: são feitos por dentistas :). Meu ponto é: você não precisa ser designer, basta seguir algumas dicas universais. Então vamos lá!

–> Como usar as cores: normalmente os templates que escolhemos tem uma cor base, ou seja, “puxam” para o azul, para o verde, para o vermelho. É importante que você leve isso em conta na hora de criar sua logomarca. Procure não usar muitas cores diferentes, a não ser que o tema do seu blog permita isso. Por exemplo, no blog do Tio Dentista não há problema nenhum em se usar várias cores, porque o tema é infantil. Mesmo assim, elas devem ser planejadas e não simplesmente jogadas pelo Macaco Xico no layout. Já num blog de temática mais “sisuda”, não dá. Portanto, bom senso. Ainda: as 2 ou 3 cores base que você vai usar devem combinar. Uma dica é usar cores complementares. Azul com laranja e amarelo com roxo, por exemplo.

Círculo das cores complementares.
As cores complementares são aquelas que se opõem.



–> Proximidade e contraste: elementos que se relacionam entre si devem estar agrupados. Por exemplo, coloque lado a lado os ícones das redes sociais das quais o seu blog participa. Tenha uma área só para links de parceiros e outra só para os banners. Não misture informações diferentes. Do outro lado está o contraste: se uma informação não tem nada a ver com a outra, deixe isso bem claro! 

–> Alinhamento: nada deve ser colocado de forma arbitrária em uma página. Cada elemento deve ter uma conexão visual com alguma coisa. Isso cria uma aparência limpa, sofisticada e suave.

–> Repetição: algum aspecto do design deve repetir-se no todo. Por exemplo, todos os títulos de gadgets devem ter o mesmo padrão. Não dá pra ter um em caixa alta e azul, o próximo em letra minúscula e vermelho. Escolha um padrão e use-o.

–> Tipologia: são os tipos de fontes que você usa. Assim como as cores, devem se adequar ao tema. Tem uma coisa que eu chamo de “A Maldição da Comic Sans”. Que mania horrenda que algumas pessoas têm de usar essa fonte pra tudo! O cara vai anunciar o falecimento de alguém no edital da empresa e usa Comic Sans… só falta por um smile triste pra “ornar”… não faça isso! Essa fonte cabe bem no blog do Tio, que eu citei agora há pouco. Se o seu blog for de humor, como o Vida de Dentista por exemplo, use uma fonte bem-humorada. Se for de tema mais sóbrio, use uma fonte mais séria. De novo: bom senso. O contraste funciona aqui também: se a fonte usada no título do post tem serifa (como a Times New Roman), use uma sem serifa no corpo do texto (como a Arial). Fica bacana. 🙂 Em tempo: isso tem que ser especificado lá no html do seu template.

–> Foco de atenção: essa dica é para os cabeçalhos. Se você vai usar uma imagem para apresentar seu blog, tome alguns cuidados. Todas as dicas aí de cima (fontes, cores, contraste) servem pra essa área também. Se você não tem experiência e não quer errar, faça o seguinte: use o nome do seu blog com uma fonte bacana e uma (apenas uma) imagem que tenha a ver com o tema. Tipo, Medo de Dentista + tubarão sorridente. Entendeu? Alguns blogueiros colocam muitas referências visuais nessa área, o que confunde o visitante, que fica sem saber pra onde olhar. Pode-se ousar mais? Com certeza! Desde que você saiba fazer isso. Senão, atenha-se ao básico que funciona! 🙂 

É isso. Espero que essas dicas possam ajudar você a ter um blog mais bonito, daqueles que o visitante pára pra ler. Só nunca descuide do conteúdo… senão, mesmo achando lindo, ele não volta nunca mais… 🙂

Outras dicas imperdíveis:

OdontoBLOGia: Blog de Odontologia: Porque Preferimos a Plataforma WordPress
Vida de Dentista: Dica do Dia: Alugue o Seu Blog
Ortodontiaparatodos: Blog de Odontologia: Como Começar Um?!
Tio Dentista: Por Que Tenho um Blog?

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Geral

Marcadores:

11 comentários

  1. >Ana, estou sem palavras. Obrigado pela consideração. Aprendi bastante com este artigo. Colocarei boa parte das suas dicas em prática. Forte abraço!

  2. >Amei as dicas! Estou aprendendo a cada dia com os grandes! E me sinto muito acolhido com a paciência de vocês.
    Quero aproveitar o ensejo e permitir a autorização para colocar as logos de vocês para meu quadro de 'links de parceiros'

  3. >Fiquei deprimido depois de ler o seu post..
    1° motivo: Não vou ter nenhum ensinamento pra passar nessa campanha do JV, sou mais leigo no quesito 'blogger' do que qualquer um de vocês!!
    2° motivo: Não segui nenhuma dessas regras por falta de experiência e agora quero jogar meu blog no lixo!
    hahahaha 😀

  4. >Ana, pena que não vi essas dicas quando comecei o blog. Teria sido tão mais fácil!!! 🙂

    Dicas valiosíssimas pra quem tá começando e pra quem quer se aprimorar cada dia mais! Parabéns!

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista