CQDM #02: A Anestesia (Agulha) do Dentista

Depois do motorzinho do dentista, o maior “vilão” dos consultórios odontológicos é a anestesia. O que é uma ironia sem fim… como é que algo planejado para tirar a dor do paciente pode dar mais medo do que a possibilidade da própria dor?

Seringa carpule
Seringa carpule

Reflexões à parte, deixe-me apresentá-los à seringa carpule, essa aí de cima. A carpule (para os íntimos) é o instrumento da anestesia. Dentro dela vai um tubete de líquido anestésico (lidocaína, mepivacaína ou outra “caína”) que serve para tirar a sua dor. Na ponta, é encaixada a agulha gengival, que é bem mais fina e flexível que aquelas de injeção. Sério, é diferente! Não fique imaginando uma “injeção na boca”, é bem mais light que isso.

Mesmo sendo a anestesia a garantia de controle da dor, ou seja, de que o dentista vai “mexer” e a pessoa não vai sentir nada, os pacientes fogem dela. “Ah, doutor, será que precisa mesmo?” Precisa. Alíás, por que o dentista sugeriria anestesia se não houvesse necessidade? Muitas vezes o paciente vem com aquela história de “vamos tentar sem anestesia pra ver se dá”, mas acaba sendo pior, porque aí é certo que haverá dor… uma dor bem pior que a “picadinha” inicial da anestesia. Nem se compara!

SIM, a anestesia pode oferecer certo desconforto. Certa vez uma paciente minha que na época tinha 11 ou 12 anos, e que nunca havia tomado anestesia, perguntou pra mim se ia doer. Respondi que sim. Ela esbugalhou os olhos enquanto eu continuava: “Você já é grande, não tenho razão pra mentir. Você vai sentir a ‘picadinha’ da agulha. E, depois disso, não vai sentir mais nada. Topa?” Ela topou. Não chorou, não gritou, não fugiu, não saiu falando mal de mim por aí 🙂 . Pelo contrário, disse que não doeu nada e achou engraçada a sensação de “boca boba”. Pois é. E até a “picadinha” da agulha dá pra minimizar usando anestésico tópico…. Falando nisso: anestésico tópico (aquela pomadinha com gosto de tutti-frutti ou coisa parecida) só serve para anestesiar mucosa (superfície da gengiva ou da bochecha). Não pense que dá pra extrair siso ou tratar canal com anestesia de pomadinha. Não dá.

“Ah, mas eu tomei anestesia uma vez e não pegou, quase morri de dor! O dentista aplicou errado…”. Não é bem assim. Via de regra o que acontece nesses casos é que quando a região que vai ser anestesiada está muito infeccionada / inflamada, o pH (“acidez”) tecidual fica alterado, o que influencia na ação do anestésico… ele está lá, mas não funciona direito. Então, não espere que haja uma grande inflamação / infecção pra procurar um dentista, ok?! A chance de você sentir dor diminui drasticamente.

Resumindo… ninguém gosta de tomar anestesia. Eu não gosto. Mas ela não é um motivo pra sentir dor, é a solução pra ela. Não há nada pior pra você do que ser aterrorizado pela possibilidade da dor cada vez que o seu dentista aperta o pedal do “motorzinho”. E não há nada pior para o seu dentista do que tentar atender você enquanto você pula na cadeira. 🙂

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Anestesia | Analgesia | SedaçãoCoisas Que Dão Medo

Marcadores:

168 comentários

  1. Olá Dra. Ana. O dentista disse que preciso refazer várias restaurações pois estão com infiltração. Mas ele só fez o diagnóstico olhando os dentes e cutucando com uma pinça. Assim ja é possível ter o diagnóstico confiável? Não sinto nenhuma dor nos dentes.
    Dra, morro de medo de dentista e estou com medo de doer, nunca fui anestesiada. Estou com medo de doer durante e depois de fazer o procedimento. A dor pós tratamento, tem a ver com algum erro do dentista ?

    1. Dependendo do caso, o diagnóstico pode ser apenas clínico sim, Leticia. A dor após a confecção de uma restauração PODE ter a ver com um erro do dentista, mas não necessariamente.

  2. Olá, boa tarde, hoje fui fazer um suposto canal que graças a Deus na hora que abriu não deu!!! Só que a anestesia não pegava do lado direito do dente, minha língua estava anestesiada mas minha boca e gengiva do lado direito do dente nada. O dente foi o segundo antes do siso… e a dentista só aplicava o anestésico lá trás depois do siso… eu não entendi nada pq os dentes anteriores sempre tomei anestesia perto do dente a ser mexido, na 4a ampola de anestesia eu falei a dra. será que não é melhor aplicar aqui desse lado perto do dente? Ixiiiiii ela ficou com raiva… mas no final na 5a ampola aplicou perto do dente e aí sim pegou… Após passar a anestesia estou com muita dor onde ela aplicou 4 ampolas, não consigo nem abrir a boca… devo me preocupar ou é apenas reação das 4 injeções no mesmo lugar? Fiquei traumatizada… será que devo procurar outro profissional?

    1. Érica, é que a anestesia nesse caso é troncular, ou seja, a anestesia é dada na “origem” do nervo, lá atrás, e não diretamente na região do dente. Considerando que foram várias punções, é esperado que haja algum desconforto na região da aplicação.

  3. Ana, boa Tarde!

    Por uma radiografia que eu fiz, o dentista disse que precisava arrumar alguns dentes pois tinham infiltração, eles não me doíam, apenas tinham sensibilidade, acontece que depois de mexer eles ficaram piores que antes, uma sensibilidade forte, um deles precisou ser aberto pois estava dando choques, ele ainda está com o curativo, faz 1 mês e meio, outros dois ele resolveu colocar um dessensibilizante, não resolveu nada, mudei vários hábitos, uso colgate sensitive, não tomo ácidos, mesmo assim muita sensibilidade, então ele resolveu colocar um pouco de resina, ok, resolveu 80%, porem, se não me bastasse tudo o que já aconteceu, agora sinto uma dor na região da bochecha, no osso, dói mais quando movimento a boca e daí começa a me doer a cabeça também. Estou preocupada, foi ontem as restaurações.

    1. Juliana, pode haver algum incômodo em até 30 dias da confecção de uma restauração. Isso porque o dentista usa substâncias potencialmente irritativas (ácido condicionante, adesivo, resina) para a polpa, o “nervo” do dente. Mais que isso, é preciso reavaliar pra ver o que está acontecendo.

  4. Boa noite Dra. Ana, sou uma pessoa que tenho PAVOR de ir ao dentista, o pavor é tanto que chego à autoflagelação durante o tratamento no dorso de minha mão, por esse motivo e juntamente com o déficit do autocuidado, não tenho mais os dentes na arcada inferior do lado esquerdo, e para piorar a situação também não tenho mais o canino superior direito (tem somente um “toquinho”), fazendo com que eu fique triste e com vergonha de falar e sorrir com as pessoas, por fim acaba afetando a minha vida social. Bem, resumindo… na última consulta, foram realizados 03 fechamentos de canal, sendo 02 na arcada superior do lado esquerdo, e o outro no canino superior direito (“toquinho”), no dia seguinte ao tratamento a minha gengiva estava lesionada, com umas partes esbranquiçadas e com ardor. Retornei ao dentista, ele disse que foi uma “reação alérgica ao ácido que é colocado dentro do dente”, acho estranho pois não é a primeira vez que realizo um tratamento de canal e isso nunca aconteceu anteriormente. E no canino superior, no local da anestesia que foi pertinho da asa do nariz ficou doendo 01 semana, mas até hoje depois de 03 meses sinto um certo incomodo uma dorzinha quando apalpado. Seria possível depois de tanto tempo ter esse incomodo? O pior de tudo que paguei à vista todo o tratamento e não retornei mais as consultas, pois o pavor que eu tinha anteriormente se multiplicou. Essa situação tira as minhas noites de sono… ter desistido do tratamento, ter realizado o pagamento à vista, esse pavor horrível, autoflagelação durante o tratamento, e continuar “banguela” com uma “janelinha”. Criança com “janelinha” é engraçadinho, mas uma mulher com mais de 40 anos é HORRÍVEL! Desde já agradeço. Obrigada.

    1. Cláudia, o dentista usa vários produtos quando realiza um tratamento… ácido, adesivo, resina, soluções desinfetantes, etc.. Eventualmente o paciente pode ter alguma reação a essa substâncias, sim. O local da punção da agulha na anestesia tende a ficar um pouco dolorido por um tempo, também. Pergunto: você já procurou ajuda psicológica? Um(a) psicólogo(a) poderia ajudar você a entender o problema e enfrentar isso. Não tente encarar o problema sozinha, procure ajuda.

  5. Oi doutora, tudo bem? Eu vou tratar uma cárie no dente do siso, mas nunca tive cárie, doença, nada na boca, nunca nem tomei uma injeção na gengiva ou dentro do dente. Por este motivo estou em pânico. A minha cárie parece não ser grande e nao está doendo. Será que eu vou tomar essa anestesia dentro do dente? Eu posso optar por uma anestesia menos invasiva? Eu tenho pavor de qualquer coisa que se faz no dentista. Ate uma simples limpeza me causa nervoso… Me ajuda 🙁

    1. Marina, nenhuma chance de você ter que anestesia DENTRO de um dente que precisa apenas de restauração. Fique tranquila. Talvez nem de anestesia você precise…

  6. Dra. Ana, td bem? Preciso de ajuda urgente, sou portadora de diabetes e há mais ou menos 2 anos preciso extrair 2 dentes que vivem inflamados, mas também sofro de um mal que atinge muita gente, sou odontofóbica, queria saber se tem uma forma de anestesia que eu durma e só acorde após a extração? Preciso tirar esses dentes que tanto me incomodam, por causa desse problema eu não tenho uma vida normal, não falo perto das pessoas, me tranquei dentro de um quarto, me ajude.

    1. Josinete, existem formas de sedação, e eu acho que, no seu caso, já seria suficiente. Mas também é possível ser atendida sob anestesia geral, em ambiente hospitalar… só que aí fica bem mais caro, pois é preciso internamento, um médico anestesiologista e um dentista que trabalhe em hospital. Leia esse texto –> https://medodedentista.com.br/2010/09/analgesia-inalatoria-o-gas-do-dentista.html sobre sedação com “gás”, acho que pode ajudar você a entender.

  7. Olá dra. td bem ? Otimo post… amanha vou fazer uma cirurgia e quanto à anestesia a dor ja e mais suportável… pelo costume mesmo, pois antes retirei bastante dente de leite com a anestesia pelo fato de ter os dentes um pouco atrasados para extrair sozinhos… então a “dor” eu ja conheco!… ele precisa de fazer um pequeno corte no ceu da boca e serrar uma parte pequena do osso que está impedindo o dente permanente de ficar no lugar correto. No momento em que ele for serrar esse pequeno pedaço do osso eu vou sentir alguma dor devido a anestesia ser aplicada na gengiva… faz com que eu possa sentir alguma dor pelo fato de serrar ?
    Desde já muito obrigada pela atenção… abraço !!!

  8. Minha filha de 7 anos está com o dente do fundo na parte de baixo com um buraco pq quebrou, ele é de leite, mas reclama que dói, vou levá-la ao dentista, mas ela tem medo. No caso dela o uso da anestesia é a injeção tbm?

  9. Queria fazer uma pergunta!!
    … vou fazer uma consulta mas estou apavorada de medo, pq vou fazer uma cirurgia no meu dente, o penúltimo. Mas estou com mais medo da anestesia.
    … Pergunta: Queria saber se em uma cirurgia as contrações da anestesia doem muito quando ele aplica ?

    1. Isabela, algum incômodo pode haver, claro. Mas é totalmente suportável, acredite. E depois de anestesiada, você pode ficar tranquila em não sentir dor. Confie no seu dentista.

  10. Tenho trauma de anestesia ! Quando pequena, a dentista que eu fui me deu uma anestesia e doeu, ela fez errado e fiquei com trauma, não suporto anestesia, tomei uma vez porque fiz um aposta com a minha mãe, mas mesmo assim tenho trauma ! O que eu faço ?

    1. Ana, você está supondo que a dentista fez alguma coisa errada. Pode ser? Pode. Mas não dá pra afirmar isso com base no seu relato. É compreensível que você tenha medo, mas se você vai se submeter a um tratamento odontológico mais invasivo, vai precisar de anestesia. A anestesia pode trazer algum incômodo, sim… a tal da “picadinha”. Mas tenha em mente que depois disso, é só benefício… você não vai sentir dor e o dentista vai pode trabalhar tranquilo, também. Confie. E se achar que não consegue, pense em procurar auxílio psicológico. Vai ajudar.

  11. Olá boa tarde,
    Será que existe a possibilidade da anestesia intrapulpar não anestesiar meu dente? Estou com esse receio, pois há relatos de pessoas dizendo q fizeram canal msm sem ser anestesiado.

    1. Andreia, a anestesia intrapulpar é um último recurso, quando as outras técnicas anestésicas não resolvem. A anestesia intrapulpar funciona, sim… se se não funcionasse, por que o dentista continuaria atendendo o paciente com dor? Marca-se a consulta para outro dia.

  12. Olá! Hoje fui abrir um dente que preciso tratar o canal, porém não foi possível finalizar já que as anestesias não pegavam… a dentista disse que a polpa está inflamada, então colocou uma medicação e me receitou anti-inflamatório e irei retornar em 3 dias. Ela comentou que no caso da anestesia não pegar como ocorreu devido à inflamação, a opção é usar a intrapulpar, mas estou apavorada com essa possibilidade. Gostaria d entender se com essa medicação q ela aplicou no dente e com o anti-inflamatório, até eu retornar na próxima sessão, essa inflamação pode diminuir a ponto de não ser preciso essa intrapulpar? ?

  13. Oi Dra. Ana! Antes de tudo parabéns pela iniciativa e por ajudar nós os pobres amedrontados!
    Tenho uma consulta pra tratar uma cárie. Ha anos não me aparecia uma, e essa pelo jeito tá feia, porque doi bastante. O fato é que sinto muita dor sempre no dentista, a anestesia demora muito pra pegar, e geralmente só sinto a boca anestesiar qdo já tá terminando o procedimento.
    Sempre que vou ao dentista tomo um ibuprofeno antes, mesmo pra limpeza. Mas dessa vez o farmacêutico me “receitou” toragesic sublingual.
    A pergunta é… posso tomar um antes da consulta? Existe algum risco?
    Obrigada!

    1. Em princípio pode, Isabella. Mas isso não significa que seu limiar de dor vai se alterar ou que a anestesia vai fazer efeito antes. Se for tomar, avise seu dentista que você tomou.

  14. Oi, estou com duvida, tomei a vacina da gripe faz um mês e nessa semana terei que extrair um dente, sera que não faz mal a anestesia, porque estou grávida to com medo.

    1. Não Lu, uma coisa não interfere na outra. Mas avise seu dentista que você está grávida, se ele já não souber.

  15. Olá Dra. Amanhã vou ao dentista, mas ontem tomei vacina pra gripe. Tem algum problema em tomar anestesia nesse caso? Tenho que esperar mais alguns dias pra ir ao dentista!?

  16. Quando eu tinha uns 18 anos fui ao dentista arrancar meus dentes cisos e ele deu várias anestesias que perdi as contas, e arrancou os quatros em um só dia, fiquei da manhã até a noite com a boca anestesiada e depois fiquei com o lado esquerdo da boca um pouco dormente e dolorido até hoje, como tenho aparelho a dentista pediu pra eu arrancar mais dois dentes ano passado, e depois da anestesia ficou ainda mais dolorido o lado esquerdo da minha boca e língua e gengiva, somente o lado esquerdo, e quando faço manutenção as vezes fica dolorido o lado esquerdo da minha língua, e quando o anel encosta na gengiva também é uma dor dolorida e adormecida. O que pode ter acontecido?

  17. Ola, estou a fazer tratamento (desvitalizaçao dentaria), ja fui 2x limpar canal… e levei anestesia… e sinto sempre dor, ate mesmo levei anestesia na cavidade e tava a doer me e agora estou com medo de ir novamente a proxima sessao… posso pedir outra forma de anestesia ao medico… eu n quero sofrer mais… ha um mes que ando nisto… e a tomar brufenes.

    1. Mafalda, “outra forma” em que sentido? Porque a anestesia é essa mesmo, injetável. Se você fala da anestesia dentro do dente (intrapulpar), ela nem sempre é necessária, então nada indica que você vai precisar dela na próxima sessão.

  18. Dra, por favor me ajude! Eu estou com uma cárie e está inflamado, tá doendo muito! Tenho medo de ir no dentista e não funcionar a anestesia. O que faço? Se a anestesia não funcionar vai doer muito!

    1. Matheus, e se você não for ao dentista, a dor só vai piorar! Nada no seu relato me faz achar que a anestesia não vai funcionar… então, vá ao dentista pra resolver logo isso!

  19. Dra. Preciso de ajuda!

    Hoje fui ao dentista para restaurar o canal do siso, foram preciso 3 anestesias, sendo uma do lado interno da boca… Agora tô fanha… É ruim para falar, e para ingerir líquidos… Isso é normal?
    Obs: Já tem 3h que tomei as agulhadas…

    1. Fanha por que, Bruna? Dói? Está inchado? Você não sente a boca? Tem alguma coisa “repuxando”?

  20. Boa noite, a dentista aplicou uma anestesia em mim aproximadamente às 17:35 min e já são 21:32 e minha boca ainda está anestesiada, isso é normal?

    1. Paulo, normal não é. Provavelmente é uma parestesia, um quadro, via de regra, totalmente reversível. Mas pode levar uns dias.

  21. Olá,

    Não tenho problema com a picada da anestesia, até prefiro tê-la do que não ter… Mas hoje minha experiência não foi muito boa. Fui a um dentista fazer canal na quarta-feira, ele passou a pomadinha e aplicou a anestesia… Sem problemas, sai de lá sem dor. Tinha dado certo, até fiquei feliz porque antes não estava conseguindo escovar os dentes sem doer aquele lado do meu dente. Hoje fui fazer a outra parte que precisava do canal, mas teve problema com a anestesia e ela não pegou. Acabei chorando de dor lá… Queria saber se a anestesia não pega também quando a pessoa esta estressada ou se tem problema de tempo de ter tomado uma em um dia e depois ir fazer o tratamento e não pegar a outra… Ah sim, dessa vez ele não colocou a pomadinha… Isso pode ter a ver com meu psicológico também? Então é isso. Desde já, obrigada Dra.

    1. Danielli, sim, quando estamos nervosos, com medo ou estressados, o limiar de dor fica mais baixo… então a tendência é sentirmos dor antes do que sentiríamos em uma situação normal. A falta da “pomadinha” não altera muito, porque ela só anestesia a mucosa, ajuda a “disfarçar” a punção da agulha, apenas. O fato de você ter tomado anestesia um dia antes, em princípio, não interfere, também.

  22. Olá doutora, meu nome é Viviane, coloquei aparelho hoje, mas meu dentista comentou que irei ter que extrair dois dentes e morro de medo de fazer extrações, justamente pela anestesia, pois tenho medo de agulha. O que devo fazer? Será que se eu pedir ao dentista o gel para amenizar a agulha ele daria?

  23. Boa noite. Eu tenho um medo horrível de agulhas e de sentir dor, tento-me controlar mas chego até a sentir-me mal e a desmaiar com tanto medo que tenho, mesmo depois de levar a anestesia continuo a tremer e a dizer que vai doer, não consigo evitar. Ando há 2 semanas cheia de dores nos dentes, não consigo sequer mastigar, hoje comecei a sentir a cara e a gengiva inchadas, um dos dentes que mais me doi parecia que estava mais alto que os restantes e que dançava mesmo sabendo que não tem como cair, e nasceu-me um bocado de gengiva a mais, tipo bolha, que me dá dores de fazer desesperar. Sei que tenho de ir ao dentista e possivelmente irei amanhã, mas já me ando a sentir mal só de pensar em lá entrar! Eles podem tratar a minha boca neste estado em que está ou irão receitar primeiro algo para amenizar a infecção e a minha dor? Queria também saber se a anestesia retira a sensibilidade dentária no momento, porque quando colocam a água fria para limpar, o frio dá-me dores que parece que quase chegam ao meu cérebro! Eu estou muito assustada, tenho sempre medo que as anestesias peguem mal, sou muito ansiosa e nervosa, tenho 22 mas choro como um bebé ainda antes de entrar no consultório, não me controlo e alguns médicos não tem paciência para mim, o que me deixa ainda pior, não tenho resistência nenhuma à dor, sou muito sensível e essa é a única anestesia que se usa na minha zona.

    1. Sara, se necessário, será prescrita medicação, sim, antes de qualquer intervenção. A anestesia retira a sensibilidade quase que instantaneamente, sim… mas você tem que confiar. Porque o medo de sentir dor interfere diretamente na maneira como o seu organismo se comporta frente a ela. Procure se acalmar e vá atrás de ajuda profissional. Alguns dentista não têm paciência mesmo, mas felizmente existem os que têm. 🙂

  24. Oi doutora, vou no dentista hoje de tarde mas não tenho nada (eu acho), é só uma visita periódica. Se não precisar operar nem nada, vou ter que tomar a anestesia mesmo assim? Em que casos tenho que tomar anestesia? Sempre que usa o motorzinho tem que usar anestesia?
    Grato 🙂

    1. Renato, não acho que você vá precisar de anestesia se não tem “nada”. A anestesia é dada quando um procedimento pode causar dor, seja qual for: restauração, extração, tratamento de canal… até raspagem (“limpeza”). Seu dentista vai ver se há necessidade, e você pode opinar também. 😉

  25. Oi doutora estou apavorada, pois eu acabei de sair chorando do consultório do dentista, recentemente fiz um saneamento para iniciar um canal, mas troquei de dentista pois era mais barato e essa que eu fui agora abriu o meu dente sem anestesiar e no momento que o motorzinho se aproximou na polpa do meu dente dei gritos de dor, e ela aplicou a anestesia dentro do buraco do meu dente. Uma dor inexplicável, insuportável!! Isso está correto doutora, ela me anestesiar dessa maneira? Porque ela não aplicou na gengiva local que quase nem se sente a dor? Estou com medo, me ajuda, devo procurar outro profissional? obs: eu fui embora do consultório e não terminei o canal. Nao aguentei a dor 🙁

    1. Bruna, essa anestesia se chama “intrapulpar”. Não é regra usá-la, mas às vezes pode ser preciso. Sim, ela pode ser bem dolorida. A boa notícia é que não se usa esse tipo de anestesia em toda sessão, quase sempre só na primeira, quando há dor aguda.

      1. Mas eu vou sentir dor, doutora ?? Eu vou ter que tomar essa anestesia intrapulpar, não posso tomar a outra ? Não vou aguentar passar isso de novo, amanhã vou em outro dentista e não quero passar por isso novamente :/

        1. Provavelmente não será necessária nova anestesia intrapulpar… a “normal” deve dar conta. Se o motivo pra procurar outro dentista for esse, não precisa. 😉

  26. Olá doutora, hoje fui extrair o terceiro molar inferior esquerdo mas a anestesia não pegou e tive que remarcar para daqui a 3 dias. O médico disse que dois fatores interferiram, o meu nervosismo e uma pequena afta que estava em cima da gengiva que cobria o dente. Ele me prescreveu nimesulida e paracetamol para tratar até lá. Gostaria de saber se posso tomar um calmante antes de ir ao dentista para evitar o nervosismo e eu ter que voltar novamente. E se pode interferir em alguma coisa se eu tomar. Por favor responda até sexta se possível. Estou com muito medo. Obrigada.

    1. Pode Larissa, mas não faça isso por conta própria… converse com o seu dentista, ele mesmo pode prescrever um. Se um médico prescrever, por exemplo, apenas avise seu dentista que você tomou. E não, não há interferência no procedimento.

  27. Dra., fiz uma restauração no dente e de tanto ficar com a boca aberta fiquei com dores no mandíbula.
    E mas a Dra. disse que eu tenho desvio, será que é por este motivo que eu estou sentindo dor, porque antes eu não sentia dor.

    1. Não Gleice, desvio não causa dor. A dor é por ter ficado muito tempo de boca aberta, mesmo. Isso costuma se resolver de forma espontânea, com o passar dos dias.

  28. Olá Drª, estava eu aqui procurando um site q/ tirasse minha dúvida cruel e a minha paranoia, aí encontrei a sua página e achei interessante… então vamos lá, amanhã irei ao dentista p/ terminar o tratamento de canal e ele disse q levarei anestesia novamente, p/ minha tristeza. Hoje tomei um remédio a base de paracetamol chamado Resprin, pq estava c/ uma dorzinha chata de garganta… isso pode influenciar, me fazer mal ao ser aplicada a anestesia? Desculpe a paranoia, mas preciso saber… rs.

    1. Regiane, só li sua pergunta agora, mas não, não há interação medicamentosa entre a anestesia e o remédio que você tomou.

  29. Situação… Dente do juízo, do lado um quebrado cheio de cárie seguido de uma raiz (o dente já era), e nessa raiz tem uma bola na gengiva… a pergunta q não quer calar é… se der anestesia não vai funcionar devido a essa bola de inflamação? Mesmo se a anestesia for no dente vizinho não funciona? Por exemplo, se eu for arrancar o do juízo e o cariado q estão do lado dessa raiz com inflamação, a anestesia não faz efeito? Essa bolinha já está aqui faz tempo, nunca sumiu… e a gengiva ta bem inchada. O q pode ser feito caso o efeito da anestesia seja “afetado”… Vou te aguentar a dor? Ou existe medicação mesmo pra fase aguda da infecção?
    Muito bom seu blog.
    Uma pena q vc não atenda em consultório… Não faltaria paciente rsrs

    1. Eli, não dá pra afirmar com certeza que a anestesia não vai funcionar… mas se a gengiva estiver bem inflamada, isso pode acontecer, sim. Nesse caso, o que o dentista faz é medicar o paciente com anti-inflamatório e antibiótico (se preciso) e aguardar pelo menos 1 semana pra intervir.

      Obrigada… não é que eu não atenda em consultório, já atendi MUITO e hoje só esporadicamente, tenho me dedicado à Radiologia, mesmo. 🙂 Abraço!

  30. Olá, Dra. Tudo bem?
    Então, uma vez eu fui ao dentista e ele me disse que não é muito seguro eu colocar aparelho, pois tenho a mordida topo a topo (mordida cruzada), não sei se é exatamente esse o nome, mas ele disse que ao invés de meus dentes de cima irem para frente dos de baixo, ele poderia ir para trás. Eu não “necessito” de aparelho, mas meus dentes são um pouquinho separados, bem pouco, quase não dá pra perceber, mas sempre quis colocar aparelho pra consertar principalmente a parte que tipo, meus dentes de cima não são tão à frente dos de baixo. Será que eu realmente não posso colocar aparelho ou sim?
    Aguardo sua resposta, obrigada!

    1. Dayane, se o dentista desencorajou você, provavelmente seu caso não é só ortodôntico, mas envolve também a parte óssea. Nesse caso, pode haver indicação de cirurgia. Se o caso for cirúrgico e você não fizer a cirurgia e só usar o aparelho, o problema pode piorar bastante. Imagino que seja isso que seu dentista quis dizer.

  31. Sou super alérgica e morro de medo de dentista, médico, remédio. No caso de choque anafilático, o dentista deve estar preparado para resolver ou só chamando a ambulância ou levando para o hospital??

    1. Marcela, o dentista deve estar preparado para os primeiros socorros, mas o protocolo é encaminhar para o hospital.

  32. Eu tenho um trauma meio bobo relacionado a anestesia de quando era muito pequeno, que acho que vale a pena divulgar, hehe.

    Quando era bem pequeno tive que extrair um dente de leite porque ele estava prejudicando a nascimento do permanente, até ai tudo bem. No dia que fui fazer essa extração o medico colocou a “pomadinha” antes de dar a anestesia propriamente dita, até ai tudo bem. Ai o medico disse: “Viu, tem gostinho bom né?”, nesse momento coloquei a lingua pra sentir o gosto, que foi um dos piores que senti na vida… Resumo da historia, até hoje, com meus 30 anos, quando vou no dentista peço pra não passar mais a pomadinha, se precisar de anestesia tudo bem, mas sem pomadinha!

    1. Pra você ver, Geraldo… como as pessoas são diferentes! A intenção do dentista foi a melhor possível, a maioria das pessoas gosta do gosto do anestésico tópico. No seu caso, sentir o gosto da “pomadinha” foi a pior das sugestões. Por isso é que a gente tem que estar sempre atento às particularidades do paciente, cada um é cada um. Abraço!

  33. Olá, vou ao dentista amanhã e estou SUPER nervosa. Tenho medo de ir, e se me magoar?? e se doer?? A broca doi muito?? Sente-se a anestesia a entrar?? Ajude-me por favor. Imploro pela sua ajuda.

    1. Adriana, CALMA. Sua ansiedade é compreensível, mas tenha em mente que, a partir do momento que você pressupõe que vai doer, a chance de doer aumenta. Pra dor existe anestesia, e o dentista não vai nem mexer no seu dente se estiver doendo. A anestesia, se necessária (talvez nem seja) provoca um incômodo inicial sim, mas, depois de anestesiada, você não vai sentir nenhuma dor. Então, a anestesia é uma bênção 😉 , não um motivo pra deixar você nervosa. A agulha usada na anestesia é BEM fininha e flexível, não tem nada a ver com aquelas de injeção, ok?! Vá tranquila. Fico aqui na torcida. Mande notícias. 😉

  34. Olá, doutora! Boa tarde. Gostaria de tirar uma dúvida: extraí um dente incluso hoje e levei uma anestesia na parte de dentro (a da língua) e uma na parte de fora (do lado da bochecha). Então, já faz seis horas e a anestesia da parte de fora (a da bochecha) ainda nao passou. Isso é normal?

    1. Eduardo, deve ter passado sim, essa falta de sensibilidade não é da anestesia, provavelmente é uma pequena hipoestesia / parestesia, que é a perda passageira da sensibilidade no local da cirurgia. Pode demorar horas, dias ou meses pra voltar ao normal (não se assuste, mas talvez volte a qualquer momento).

  35. Dra, parabéns pelo post!!
    Gostaria de tirar uma dúvida…
    Fiz uma retirada de cárie e obturação na terça feira passada e a dentista aplicou uma anestesia na minha gengiva. Na hora parecia um choque, e ela me alertou que foi porque atingiu o nervo…
    Tenho pavor daquele motorzinho, e como estava doendo meu dente, pedi a anestesia. A mesma não fez muito efeito. Continuei sentindo dor quando ela encostava no meu dente, apenas minha boca ficou muito dormente. Hoje faz uma semana, e ainda sinto minha língua estranha, com a mesma sensação da anestesia. Não consigo sentir direito o gosto das coisas que como. Pode acontecer de afetar isso? O que posso fazer para minha língua voltar ao normal? É horrível essa sensação. Por favor, me ajude! Bjs Jessica

    1. Jessica, o que você tem é relativamente comum e se chama parestesia (ou hipoestesia), é uma perda de sensibilidade temporária. Quando a parestesia é causada pela anestesia, a regressão costuma ser rápida (até 1 mês). Não há muito o que fazer a respeito, é questão do seu organismo se recuperar.

  36. Oi, td bem? Eu represento a Comfort-in, temos Injeção SEM Agulhas, para anestesia.

    Temos representante em Curitiba

    Veja os vídeos e depoimentos de professores da FORP-USP Ribeirão Preto-SP

    Meu telefone… 016-98215-8664

    Abraço. Valéria

  37. Dra., fiz um canal quando tinha 16 anos. Na minha gravidez, com 19 anos, meu dente começou a esfarelar… porém não procurei o médico devido ao famoso medo… agora que tô com 25 anos eu perdi totalmente meu dente, está apenas uma pontinha bem pequininha pra fora e na gengiva um gosto ruim, mau hálito, me disseram q tenho q arrancar a raiz, queria saber se é mais complicado pra arrancar… ou se tivesse com o dente se seria mais facil… Se eh um processo doloroso, nunca arranquei nenhum…

    1. Camila, parece ser caso de extração, sim. Mas a extração não é mais difícil, necessariamente, porque só há a raiz do dente. Essa é uma questão técnica com a qual você não precisa se preocupar. A extração é feita com anestesia local, portanto, não dói. Fique tranquila e procure logo um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  38. Boa noite Dra., ontem disse ao meu dentista que meu dente estava doendo de vez quando, ele disse q era um canal, eu tenho 16 anos e ele aplicou a anestesia de pomada, a anestesia pegou mas na hora do motorzinho doeu muito, quase chorei de dor, isso e possivel, doer mesmo com a anestesia, sera que ele aplicou anestesia correta ? Pq meu dente ta doendo muito agora, mais do que tava antes.

    1. Isabella, a anestesia “de pomada” é apenas tópica, ela anestesia a superfície da gengiva, não o canal do dente.

  39. Olá, tomei anestesia há uma semana atrás e estou com uma bolinha no lugar onde a anestesia foi aplicada (junção da bochecha com a gengiva) que causa um grande desconforto. Queria saber como posso amenizar isto antes da proxima consulta ? Obrigada.

    1. Jéssica, é comum que o local da punção da agulha fique dolorido. Massageie levemente a região (por fora, no rosto mesmo), com movimentos circulares. Deve ajudar.

  40. Doutora, poderia explicar mais sobre a anestesia inaladora (gás), existe riscos? Tenho alguns dentes que quebrei devido a antibióticos quando pequeno e não os arranquei, e quantos dentes podem ser extraídos de uma só vez? Obrigado.

  41. Oie doutora, gostaria de saber se eu posso ter alguma reação à anestesia mesmo já tendo tomado ela outras vezes?
    Tenho q extrair o siso que está quebrado, mas sem dor, e estou c medo.

    1. Dayani, poder pode… mas é altamente improvável. Aí seria um choque anafilático, uma complicação séria e totalmente imprevisível. Eu acho que você não precisa se preocupar, a anestesia odontológica é MUITO segura, não merece a fama que tem. 😉

  42. Doutora, quanto tempo dura a anestesia do canal? O Dentista disse que vai fazer o canal no penultimo dente em apenas uma sessão, será que vai demorar muito? E qual o lugar que ele aplicará a anestesia ?

    1. Thais, depende do anestésico… tem alguns que duram até 2 ou 3 horas. Mas o tratamento não vai demorar tanto. A anestesia é aplicada, geralmente, na gengiva acima / abaixo do próprio dente.

    1. Infelizmente não, Taina. Mas tenha em mente que a agulha usada na anestesia do dentista é BEM fininha e flexível, não é igual às de injeção… vá tranquila.

  43. Ola Ana, eu tenho vergonha do meus dentes, por isso que nao vou ao dentista, morro de vergonha e preciso ir urgente, vc poderia me ajudar?

  44. Oi, estou com dor de dente há mais de uma semana, é o penúltimo dente, fui ao dentista, falei pra ela que meu dente estava doendo muito e queria extrair ele de uma vez… ela me disse que meu dente estava infeccionado, que n teria como eu extrair pq n iria pegar anestesia, mesmo assim eu optei em extrair, achei que n iria doer tanto quanto estava doendo… então com o meu pedido ela resolveu tentar extrair, com uma pomada que ela passou eu senti minha boca dormente, mas o dente continuava doendo… então ela aplicou 4 anestesias, mas nas 3 aplicações eu falei pra ela que estava ainda sentindo meu dente doer, mas minha boca estava toda dormente, porém o dente nao… quando ela foi aplicar a ultima anestesia, eu me apavorei de dor, pensei até que ela estava extraindo meu dente, mas nao, era só a ultima anestesia, por meu pavor pedi pra ela parar que eu n estava aguentando a dor horrível, sem explicação dessa dor, nunca senti isso antes… mas ela havia me falado que n iria pegar anestesia, pq meu dente esta infeccionado demais, seria um caso de tratamento de canal ou extração, mas para isso eu teria que tomar uns antibióticos para poder extrair…
    Queria saber se tenho que tratar desse dente primeiro antes de extrair, estou tomando Amoxicilina, Clavulanato de potássio, Nimesulida e Cyfenol de 500mg… mas meu dente ainda continua doendo mais do que antes… perco noites e noites sem dormir por causa desse dente…
    queria extrair de uma vez, mas tenho medo pq quando tentei a anestesia não pegou… existe outro tipo de anestesia que faça efeito com o dente infeccionado?? Ou tenho que tratar primeiro para poder extrair ??
    Desde já agradeço !!!

    1. Daniela, quando um tecido (pode ser a gengiva, pode ser o “nervo” do dente, pode ser qualquer outro do nosso organismo) está inflamado / infeccionado, a anestesia pode não “pegar”, porque a “acidez” do tecido se altera e o anestésico acaba não funcionando direito. Mas a sua dentista alertou você a respeito, você é que insistiu, então essa não é uma dor sem explicação. Não há nenhum tipo de anestesia local que se instale sem problemas num tecido inflamado, por isso é essencial controlar a inflamação / infecção antes de extrair o dente. Mas repense: se seu dente puder ser tratado, melhor mantê-lo… porque ao extraí-lo você resolve o problema imediato, mas cria outro em seguida: a necessidade de usar prótese.

  45. DRA. POR FAVOR ME RESPONDA. O DENTISTA APLICOU A ANESTESIA NO MEU DENTE E INSTANTANEAMENTE SENTI UMA DOR HORRIVEL NA CABEÇA, MINHA PRESSAO SUBIU E FUI PARAR NO PRONTO SOCORRO. VOMITEI E ESTOU COM TRAUMA DE DENTISTA. PIOR QUE ESTOU COM O DENTE INFLAMADO E PRECISO EXTRAI-LO, ESTOU COM MEDO DE ACONTECER DE NOVO. O QUE PODE TER ACONTECIDO? ME AJUDE!

    1. Maria, via de regra esse tipo de reação não é causada pelo anestésico em si, mas pelo medo e pela ansiedade associados ao procedimento anestésico. Você tem pressão alta? Qual era sua pressão no momento do atendimento? Procure ficar tranquila, a anestesia odontológica é muito segura.

      1. Não tenho pressão alta. Mas depois desse dia fiquei com pavor de ir ao dentista. Sou mesmo muito ansiosa e tenho medo que isso ocorra novamente. Será que posso tomar um calmante antes do procedimento? Ou pode interferir?

        1. Pode sim, mas nunca por conta própria, é preciso que seu médico ou dentista prescrevam o calmante (se for o médico, o dentista tem que saber o que e como foi prescrito).

  46. Boa noite, Dra Ana.
    Vou ter que fazer um canal devido uma cárie profunda, a anestesia impedirá que eu sinta dor em todo o procedimento, caso eu sinta algum desconforto seria necessário aplicação novamente da anestesia?

    Existe algum procedimento clínico que posso fazer para evitar esse tipo de cárie, algum tipo de raio x ou ressonância, porque tenho o costume de ir ao dentista periodicamente de 6 em 6 meses, e mesmo assim não foi identificado de maneira precoce.

    Aguardo resposta.

    1. Mariana, sim, a anestesia evita que você sinta dor durante todo o procedimento… mas se houver necessidade, seu dentista pode aplicar mais. Basta que você o alerte se sentir algum desconforto.

      O que evita o aparecimento de cáries é a prevenção, que consiste, basicamente, numa higienização rigorosa, além da supervisão periódica do dentista. Se surgiu uma cárie em tão pouco tempo, deve haver algum fator importante relacionado, um local difícil de limpar, algo na sua dieta, etc.. Talvez a cárie já existisse na última consulta de forma subclínica (em que não é visualizável pelo dentista), se não foi feita nenhuma radiografia na época, ela poe não ter sido detectada. Mas não sei, é apenas uma hipótese.

  47. Dra.
    Eu venci o medo e a vergonha e comecei o tratamento. Até relatei os detalhes em outro post. Meu dentista é muito bom, atencioso e em nenhum momento me julgou por estar com problemas tão graves.
    O problema é: ele marcou uma cirurgia onde retiraria algumas raízes residuais. Tudo preparado, antibiótico tomado, na véspera ele me orientou em algumas coisas. Só que no dia da cirurgia, qdo ele foi medir minha pressão, estava a 14!!! Ele me explicou que não poderia me anestesiar com a pressão a esse nível. Conversou bastante, falou para eu relaxar. Aí foi medir de novo. Ficou mais alta ainda. Meu coração estava disparado… Eu não sei o que aconteceu! Enfim, ele adiou a cirurgia e fez outro procedimento mais simples.
    Fiquei frustrada e envergonhada, pois eu estava tão animada com o tratamento. Agora, ele disse que só vai fazer a cirurgia após eu ir ao cardiologista e controlar a pressão! E ele ainda vai passar um encaminhamento para o médico, explicando a situação.
    Eu sei que ele está certo. Na verdade, admiro o cuidado dele. Mas estou triste.
    Eu acho que tenho a tal síndrome do jaleco branco. Sempre que vou medir a pressão no médico ela sobe. Mas nenhum achou que era caso para remédio.
    Mas agora, como vou passar por anestesia, a coisa muda né??? Tenho medo de não conseguir controlar a pressão mesmo com remédio e não poder fazer meu tratamento direito.

    1. Primeiramente, parabéns por ter atingido o primeiro objetivo, que era procurar atendimento. 🙂

      Fique tranquila Any, esse tipo de situação é mais comum do que você imagina. Pode ser a síndrome do jaleco braco, mesmo. Vá ao cardiologista e, se estiver tudo ok, ele vai fazer um encaminhamento / liberação para o dentista e você vai fazer o tratamento normalmente. Esse é apenas um cuidado que deve ser tomado.

      1. Obrigada dra.
        Estou mais tranquila agora. Já estou procurando um bom cardiologista. Nunca fui em nenhum, rsrsr.

  48. Eu simplesmente não tenho medo da anestesia e sim da dor de não tomar a mesma… o meu medo é que a anestesia não pegue em mim ou o dentista não faça o procedimento correto, fui extrair um dente e ele aplicou 5 e nada de pegar, na 6 tentativa ele furou meu dente até o nervo e aplicou lá, ai sim pegou… mas já fiz restauraçoes que a anestesia não pegou, é muito ruim, porque eu fico sempre com medo de voltar lá novamente… doutora me explique porque isso acontece, porque fazer tratamento com dor ninguém merece…

    1. Hilma, isso pode acontecer por vários motivos: pela inflamação do dente e da gengiva (a “acidez” dos tecidos inflamados dificulta o efeito da anestesia), por problema na técnica anestésica, por alguma resistência do seu organismo, por fatores psicológicos, ansiedade, etc..

  49. Ola, acabo de fazer uma extraçao de siso e foi um sofrimento. Além do panico da picadinha da anestesia, o efeito em mim não é prolongado. Hj tomei 6 anestesias que deveriam durar 5 horas e no meio da cirurgia ja estava sentindo uma dor insuportavel. É como se meu organismo processasse os analgesicos de forma muito rapida. Saí do dentista sentindo uma dor descomunal. Quase enlouqueci de tanta dor. Sempre acontece isso. Daí o meu trauma de anestesias. O que posso fazer para que isso nao aconteça?

    1. Mirian, uma possibilidade é procurar atendimento com analgesia inalatória (gás), que é um tipo de sedação consciente. Procure um dentista que trabalhe coma técnica na sua cidade.

    1. Erika, depende do tratamento… o gosto pode ter várias origens. A anestesia é meio amarga, mas o gosto só fica na hora da aplicação. Você está com um curativo? Fez tratamento de canal? Restauração?

  50. Nao tenho medo nenhum da anestesia, mas ja aconteceu varias vezes de doer e muito na hora de tratar o canal ou extrair o dente.
    O que ocorreu? Tem jeito de resolver esse problema?

    Grato.

    1. Luis, pessoas diferentes têm limiares de dor diferentes, ou seja, a “agulhada” que não dói em mim pode ser bem dolorida em você. Outro fator a se considerar é a situação dos tecidos do dente e em volta dele no momento do procedimento, se há um quadro inflamatório agudo e/ou uma infecção, por exemplo, a anestesia muitas vezes não consegue agir direito, o que explicaria a dor. Além de outras causas, como ansiedade, técnica anestésica, etc..

    1. O dentista pode usar um anestésico tópico (a tal “pomadinha”). Ela ajuda a “disfarçar” a punção da agulha.

  51. Olá, doutora eu já tomei varias anestesias, mas semana passada tomei uma que ficou marcada kk, foi para os dentes da frente, ela foi aplicada meio que por cima da gengiva, eu senti uma dor muito forte, senti meio que a agulha passando por dentro do nariz:/, porque dói tanto assim essa anestesia, tem algo que eu posso passar para aliviar no dia??

    1. Welligton, tem algumas anestesias que são mais “chatas” mesmo, e isso varia com o local em que elas são aplicadas… é uma questão anatômica, mesmo. E essa que é dada nos dentes da frente é uma das mais desconfortáveis. Pra minimizar isso, seu dentista pode usar um anestésico tópico (a “pomadinha”) antes da punção da agulha, além de utilizar a técnica correta (que é o que se espera, né?!), o que diminui a possibilidade de dor.

  52. Tenho hipertireoidismo e preciso ir ao dentista, mas estou com medo, pois tomo 3 medicamentos, o tapazol, propanolol e o ansiolitico lexotan. Sera que dá alguma reação com a anestesia?

    1. Não, Ghislene… a anestesia local usada pelo dentista é bem segura e existem alguns tipos específicos, dependendo do caso e do paciente. Não se preocupe com isso, apenas informe o seu dentista que você toma esses remédios, é importante que ele saiba pra conduzir o tratamento da forma mais adequada. Confie nele.

  53. Vou fazer canal amanhã as 11:30 e estava um pouco preocupada com a anestesia, porque quando fui tirar uma carie que estava no dente onde vou fazer o canal chorei pra dentista para nao aplicar a anestesia e nem doeu. Eu sabia que um dia ia tomar isso. Agora to mais aliviadaa.

  54. Dra. Ana
    Boa tarde

    Amei seu blog, muito bom mesmo, e tb me passou uma grande tranquilidade sobre anestesia, irei pensar na sua paciente de 12 anos quando estiver lá, mas estou ainda com muito medo.

    Queria te fazer uma pergunta, tenho 30 anos e tenho a doença periodontal, perdi uns dentes que ainda nao foram extraidos, e tenho que usar a protese movel para disfarçar os dentes perdidos da frente, pensei em usar aparelho com dentes falsos para conserta-los e pra eu nao precisar usar aquilo. Nenhum ortodontista queria fazer pra mim por causa da grande quantidade de perda ossea, mas encontrei um que diz que nao tem problema, apertando pouco e com o auxilio de minha periodontista, vc acha que pode ter a possibilidade de dar tudo certo? Eu confiei nele, mas tenho medo da proporção entre os que fazem e os que nao fazem.

    1. Ricardo, só há uma possibilidade de dar certo: se a doença periodontal estiver controlada. Tratamento ortodôntico com doença periodontal ativa, não dá. E sim, é possível colocar dentes “falsos” presos no próprio aparelho, mas depende do caso e de quantos forem.

  55. Dra. me ajude por favor, tenho panico da anestesia, penso que vou passar mal depois de ser aplicada por estar muito nervosa, sabe?! Com o coração já pra sair pela boca! O que faço? Será que posso tomar um calmante pra ficar mais relaxada?? Se sim, qual calmante a senhora poderia me receitar? Obrigada…

    1. Aline, sem examinar você eu não posso receitar nada, porque não conheço seu quadro clínico geral. Mas sim, é possível tomar um calmante. Sugiro que você converse com o seu dentista, ele pode prescrever um pra você tomar antes da consulta.

  56. Engraçado, eu geralmente não tenho medo de agulhas, quando era mais nova direto ia no posto de saúde com uma amiga pra ver se precisavamos tomar alguma vacina (as loucas)… Tem mais ou menos 3 semanas que tô fazendo tratamento e na hora de aplicar a anestesia eu prefiro não ver a agulha. Apesar de não sentir dor ((ela passa essa “pomadinha” antes)), eu tenho certeza que vou ficar de olho arregalado se ver a agulha.

  57. Muitooo obrigada, agora eu estou mais tranquila, tomara que de tudo certo na quarta, com Fé em Deus, e te agradeço mais uma vez 🙂 por me deixar mais tranquila.

  58. Oiie eeu soou aa ingrid ttenho 12 anoos, então os meus dentes são separados na frente, ai o dentista falou que pra mim juntar meus dentes eeu precisava de colocar anestesia pra fazer uum coorte pra poder juntar, que se eeu nãoo fizesse esse corte só colocava oo aparelho não ia adiantar nada porque ia juntaar mas depois de um tempo ia voltar aao noormal, enfiim eeu teenhoo muuitoo medo que dooa aa anestesia, tenhoo muuitoo meesmoo ! Sejamm sinceroos por favoor, anestesia dóóii ? 🙁 Respondem coom cariinhoo taah, Agradeeçoo ! Abraaçoos.

    1. Ingrid, a anestesia é usada justamente pra que você não sinta dor durante o procedimento. Sim, você vai sentir uma “picadinha”, mas se a anestesia for bem aplicada, não passa disso. Ee quuantaa letraa hein?! 😀

      1. Então, é que fico muito nervosa ja quando eu entro na sala eu ja fico nervosa, o meu dentista é nessa quarta-feira!! A picadinha que a gente sente é suportavel, né?! rs porque eu sou muito medrosa, morro de medo de agulha e fiquei com medo, e ainda to porque eu nunca tomei injeção na boca, ai fico com muito medo, e se a senhora não se importa quero te fazer a ultima pergunta, a picadinha que a gente sente é suportavel a dor? Desculpa por essas perguntas! É que precisava realmente de uma pessoa que me acalmasse, desse exemplos pra eu poder ficar mais calma e ir tranquila pro dentista sem medo ! Agradeço desde ja, abraaaçoos e a senhora me desculpa por te incomodar, por essas perguntas… * Um grande abraço, Deus te abençoe 😉

        1. Ingrid, o problema todo é que você está com medo de levar uma injeção na boca… só que a agulha que o dentista usa é bem diferente daquelas de injeção! Ela é BEM fininha. Você vai sentir apenas uma picadinha (que pode ser “disfarçada” com uma “pomadinha”), e sim, é TOTALMENTE suportável. Pode ficar bem tranquila com relação a isso.

  59. Bom dia Dra. Ana.
    Vim lhe agradecer pela tranquilidade que senti depois de ler muitos tópicos de seu site, esse da anestesia em especial. Dia 19 de fevereiro consegui fazer a extração do primeiro Siso. Confesso que fui com um pouco de medo ainda. É uma situação bem desagradável escutar os próprios batimentos cardíacos, parecia mais uma escola de samba… rs
    Enfim não precisei de calmante ou ir alcoolizado como pensava.
    Sinto até vergonha agora que tudo passou e eu fico recordando os pensamentos absurdos que tinha. Realmente não dói.
    Acho que o peso maior é o medo do desconhecido. Eu nunca tinha levado uma injeção na boca. Irei mais calmo para as próximas extrações. Destino irônico ou não estou namorando com uma dentista… rs
    Ela me ajudou um bocado também a descartar esse medo.
    Um forte abraço, e vou continuar a acompanhar suas postagens, porem sem medo de dentista. Estou amando a dentista.
    Abraços.

    1. Daniel, fico muito feliz por saber que está dando tudo certo que eu tenho ajudado de alguma forma. Você falou tudo, o medo é do desconhecido, não necessariamente do dentista! Abraço!

  60. Bom dia.
    Tenho um problema sério com anestesia. Esta seringa Carpule é algo que me causa pânico. Preciso fazer a extração dos 4 dentes sisos.
    Minha cirurgia ja foi adiada algumas vezes. Chega na véspera de realizar o tratamento eu perco o sono, não consigo dormir a noite.
    O simples fato de falar com a atendente ao telefone para agendar uma data ja me deixa desconcentrado o resto do dia.
    Queria saber se eu posso tomar um calmante, ir alcolizado ou algum tipo de sedativo que me deixe menos consciente. Minha cirurgia foi marcada para fevereiro e desta vez não pretendo adiar mais.
    Agradeço sua atenção e acho muito legal de sua parte desmistificar coisas que aterrorizam pessoas medrosas como eu.

    1. Daniel, você pode utilizar um calmante sim, mas ele deve ser prescrito pelo seu dentista. Outras opções são a sedação endovenosa ou com gás (óxido nitroso), mas aí depende se o seu dentista utiliza essas técnicas. Quanto às bebidas alcoólicas, você não deve ingeri-las de forma alguma com esse propósito, pois elas interferem com a anestesia e com a medicação que será utilizada no procedimento e no pós-operatório. E obrigada ;), se eu puder ajudar fico à disposição.

  61. Olá! Bom este post, irei fazer um tratamento de canal hoje e estou muito nervosa, pois meu dente está doendo um pouco, não sei exatamente se está inflamado. O dentista que eu vou é muito competente. Voltando a falar do dente, as dores passam com um simples dipirona, mas se estiver inflamado mesmo talvez a anestesia não pegue. Mas a minha dúvida é a seguinte: será que mesmo se o dente estiver um pouquinho inflamado (apenas o dente mesmo, sem doer a gengiva e nem nada ao redor) a anestesia pode não pegar? Ou será que ela vai pegar só ‘um pouco’? Obrigada.

    1. Dry, difícil dizer. Mas considerando a sua descrição, não acho que a anestesia não vá “pegar”, não me parece um quadro agudo como um abscesso. Acho que você não terá problemas.

  62. Bacana. Interessante também o próprio profissional usar “técnicas” para que o paciente não veja a agulha. Mesmo que ela seja insignificante para alguns, quem tem fobia como eu, ajuda muito. Minha dentista (até que enfim, encontrei uma!!!!!) sempre pede que eu feche os olhos ou às vezes fica com a mão na frente, então não vejo. O segredo é procurar um profissional de confiança no qual você se sinta à vontade de expor seu medo. Sendo um bom profissional, ele terá paciência e compreensão, e fará de tudo para que o procedimento seja menos incômodo possível… fica a dica!

  63. Fiz um canal há uns 7 anos atrás e até me acostumei com a picadinha… Toda semana indo ao dentista pra fazer o tratamento, que nem ligava mais e até dormia na cadeira, e a dentista que eu fui era um amor de pessoa e me passava muita tranquilidade. Acho que o profissional além de tratar os dentes dos clientes, tem que ser amigos, conversar, pois isso acalma a pessoa e traz segurança. Agora vou ter que me meter a um outro canal, no dente da frente agora. Estou com um pouco de receio pois me falam que esse dentista que eu vou é muito bruto. Mas a opinião varia de pessoa pra pessoa né?! É importante é que ele trabalha muito bem, por isso vou fazer com ele.

  64. Quando fiz canal e tomei a anestesia, nao doeu nada. E o dentista me disse que nao iria doer mesmo e tinha razao. Eu acho que nem sempre doi (ou eu sei la). A minha mae quase sempre vai sem anestesia mesmo, ela nem se importa. Eu queria ter esse sangue frio todo, mas sou muito covarde.

  65. Tenho mais de 30 anos de formado, pratico a Odontologia até hoje.
    Tenho sempre observado o medo do desconhecido e isto é um grande entrave quando não se usa a sedação (em todas as suas formas), pois mesmo anestesiado, sem possibilidade de dor, na hora do procedimento o paciente ainda reclama que está doendo, principalmente em se tratando de crianças para remoção de dentes decíduos quase todos já esfoliados.
    Fui analisar, pois ontem uma criança com este medo, após ter sido atropelado por um carro, vários tratamentos médicos e várias sequelas, principalmente o MEDO, com um elemento 85 práticamente com esfoliação completa, seu dentinho esta preso só por restos pequenos das raizes mesial e distal, a furca estava visivel, e por baixo uma bolsa purulenta que estourou deixou um vazio do tamanho da coroa, mesmo assim, após anestesia, reclamou dor.
    O pai queria me agredir por maltratar o filho, quase não consegui realizar o procedimento e quando terminei, perguntei à criança : VOCE CHOROU POR MEDO OU POR DOR, e a resposta foi: por MEDO.
    Às vezes, mesmo anestesiados os pacientes , fóbicos, com a pressão dos intrumentos, acham que irão sentir dores, reagem como se doessem.
    Desculpe-me mas isto é mais um desabafo do que um comentário, sobre este assunto tão bem colocado neste blogue, e quem sabe postem algo parecido sobre FOBIA MESMO ANESTESIADO.
    abs

    1. Solane, você tem toda razão. Para o paciente que tem fobia, estar anestesiado não é necessariamente um alívio, pois o medo transcende a razão. Ele pode até saber que está anestesiado, mas o que mais lhe aflige é a possibilidade de sentir dor, não a dor em si. Fique à vontade sempre que quiser desabafar, e obrigada pela sugestão de tema. Achei bem interessante e vai virar post, com certeza. Abraço!

      1. Boa noite! Fiz um tratamento de canal. Logo que fui anestesiada já percebi que minha língua (metade dela) adormeceu. Então me deu um mal estar, um pânico de não conseguir respirar direito, devido não conseguir engolir direito… não estava sentindo que estava engolindo… horrível.
        Demorou mais de 4 horas pra minha língua voltar ao normal.
        Agora estou até com medo de terminar o canal.
        O que será aconteceu?
        Pode a anestesia fechar a entrada de ar? Respirei normal.
        Só que devido a língua dormente, não senti que podia engolir… fiquei com medo de fechar a entrada de ar…

        1. Yonara, a anestesia alveolar inferior adormece metade da língua, mesmo. O que ocorreu é que você ficou nervosa com a possibilidade de não conseguir respirar, apenas isso. Mas isso não acontece, a passagem do ar continua liberada.

  66. Cara eu dei risada das citações de pacientes huahuaua, obturei alguns dentes sem quando pré adolecente sem anestesia, e algumas caries grandes, não senti dor… Porem fui fazer uma geral agora e o dentista já alertou, e pensei… “fudeo…” huauhaua como nunca levei n sei como é, mas seu post ajudou a me preparar pscicologicamente huahuahua, abrazzz.

  67. >O post foi muito bom, mas hoje a "picadinha" doeu de verdade! Eu sou até acostuma a ir ao dentista regularmente mas não tive coragem de deixar a mulher da mão mais pesada do mundo fazer o procedimento.

  68. >Hoje, com 30 anos de idade, sei porque tenho trauma da aplicação do anestesico odontologico… A grande maioria dos dentistas que me atendiam eram autenticos CAVALOS!!! Velocidade total na penetração da agulha e na injeção do anestesico que geralmente ocorria depois da agulha atingir a região devida… dias depois ainda latejava a região.
    Já consegui dominar o trauma, me trato com um profissional honesto, atento às técnicas e que sabe, por exemplo, que uma restauração com anestesia não pode ocorrer em 10 minutos como muitos ainda fazem.

  69. >mais o que eu faço não consequi nem fazer a limpeza tenho muito medo mas marquei com clinico geral sera que ele vai passa calmante tenho medo e ele esta me matando.

  70. >O que acontece muito comigo, é aquele paciente que chora, esperneia e treme antes da anestesia. Depois, de cara lavada, diz que "não doeu nada…" Ah! Raiva! rsrsrsrsrs

  71. >Ter medo de dentista.E uma coisa que passa, eu tenho 12 anos e ontem mesmo fui arrancar aquele grandao de tras "nao o permante"E tomei aquela "agulhada" quem tem medo de ir ao dentista isso e comum mas quando voce relaxa e pensa que tudo vai dar certo nao doi nada eu tive um pouquinho de medo da agulha mas a agulha e para voce nao sentir dor mas se mesmo assim voce se sentir inseguro existe as anestesias tem pra aquela agulha sim.Pense "os dentistas so estao a fazer nosso bem"E um dia eu fui arrancar um dente na base do choro quando eu era pequenininho mas voce vai ver nao doi justamente nada.E afinal e sempre bom receber dicas de uma criancina de 9 a 12 anos ou ate menos nao e pessoal???:D.Bom espero que eu tenha ajudado bastante pessoas sobre esse "medo de dentista".Afinal so uma crianca e crianca sabe que fica traumatizada mas voces pode confiar em mim nao doi nada mesmo, no caso da agulha se vai sentir so um encostaozinho eu fui fazer essa agulhada ontem ele me deu bem na gengiva mas nao doeu nada o engracado e que depois disso voce se sente ca boca tudo engracada.Bem espero ter ajudado os traumtizados afinal so uma crianca e estou bem nessa fase, a agulha doi nada vao por mim.

  72. >E quem adivinhar que é a dentista da Vida do Dentista ganha um doce!!
    Hahahaha … Assim é mole né Dr. Fabricio.

    Adorei o post. Tô indicando esse blog pros meus pacientes cyberizados e pros meus amigos da faculdade. Perfeito!

  73. >Oi Ana!

    Muito bom o seu post !

    Eu também acho que a anestesia é amiga do paciente, mas alguns parecem achar que o melhor mesmo é ficar se contorcendo na cadeira, vai entender??
    Eu passo o anestésico tópico e aí converso , vou preparando o terreno e quando o paciente vê, já estou com a minha carpole no "gatilho", rsrsr!
    bjs
    Lili

  74. >Como o Tio bem disse, elogiar essa menina é chover no molhado !!!

    Além dos post bem humorados ela escreve muito bem, mas eu nem posso ficar repetindo isso não porque ela vai "se achar" !!!

    A anestesia pra mim é o pior de todos os medos !!! Cago na calça qdo aquela agulha brilhante vem pro meu lado !!!

    O bom é que pra me convencer a ser anestesiado a minha dentista me dá beijinho !!! Daí eu até esqueço do medo !!! =P

  75. >Bem lembrado, Tio! Cocaína não é anestésico odontológico! (antes que comece a formar fila aqui na porta do consultório)…

    É verdade. "Medo de Dentista" engloba uma série de "medos", dos quais eu quero falar nesta coluna.

    Continue a elogiar sim. Eu não canso! 🙂

    Não é melhor ser sincero? O medo normalmente vem de não conhecer o que se vai enfrentar. Se você sabe o que te espera, o medo diminui! 🙂

    Obrigada pelos comentários, Tio Gustavo! 🙂

  76. >Cuidado com a "caína" que vc põe na carpule. Senão, vai ter gente perguntando se tem a "co" também… rsrsrs.

    Estava reparando: o medo de ir ao dentista tem efeito cumulativo, né? Medo do dentista, medo da agulha, medo do motorzinho, medo de doer…

    Bom, nem vou elogiar o post. Não gosto de ser repetitivo, ficar falando sempre a mesma coisa! 😛 (Mas tá excelente, viu?)

    E muito bacana você dizer que "vai doer sim". Pra que mentir, né? Mas é melhor essa "picadinha"do que a dor de dente! E o paciente pula (ou se contorce todo) só uma vez na cadeira!

    1. Alguem me tira uma duvida, fui no dentista fazer canal… a primeira vez não senti nenhuma dor. Na segunda, o dentista aplicou uma anestesia OK, mas na segunda com tudo já dormente senti um choque na minha face. O que pode ter sido isso? Ele falou que a agulha pegou em algum nervo que não deveria. Isso pode acontecer mesmo?

      1. Pode, Cardelli. A anestesia costuma ser aplicada próxima ao nervo, mas se por acaso a agulha “acerta” ele (como numa anestesia intrapulpar, por exemplo), pode acontecer esse choque você relata.

          1. Ana, boa tarde, acertar o nervo é uma loteria ou quando isto acontece é porque o dentista aplicou de forma errada? Infelizmente isto me causou um certo medo de tomar a anestesia novamente e preciso fechar o canal. Estou inseguro demais. Sábado fui ao dentista mas não consegui tomar anestesia, fiquei muito nervoso.

            Obrigado!!

          2. Eu não diria que é uma loteria… porque geralmente a anatomia do paciente não surpreende. Mas há variações, e aí o dentista pode acertar o nervo. Não é propriamente um erro, porque nem sempre dá pra adivinhar. Tenha em mente que é uma exceção, não a regra.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista