Analgesia Inalatória: O “Gás do Dentista”

Analgesia inalatória com óxido nitrosoVocê certamente já viu em filmes americanos os dentistas realizando tratamentos enquanto o paciente respira um “gás calmante”. Mas isso não é só coisa de cinema, não… a analgesia inalatória é realidade hoje. Aqui no Brasil, também.

O motivo clássico do uso de sedação no atendimento odontológico é o controle do medo e da ansiedade, mas existem outras razões, como o manejo de pacientes com distúrbios mentais, etc.. Existem várias técnicas de sedação que podem ser utilizadas em Odontologia, cada uma com indicações específicas. As modalidades mais comuns são: medicações ansiolíticas (calmantes), anestesia geral e analgesia inalatória com oxido nitroso, nosso assunto em foco.

Felizmente, o uso do “gás do dentista” (o nome oficial do gás é óxido nitroso) não é mais novidade no Brasil. Inúmeros dentistas já estão habilitados para o uso da técnica, no país todo. Não é qualquer dentista que pode usar esse tipo de sedação, pra utilizar a técnica o cirurgião-dentista, desde 2004, precisa ser habilitado para tal (de acordo com a Resolução 51-04 do Conselho Federal de Odontologia). É necessário fazer um curso de carga-horária mínima de 96 horas, realizado por uma instituição autorizada.

Mas pra que tanto cuidado? Porque o “gás hilariante” (outro apelido do óxido nitroso) é assunto sério. Qualquer tipo de sedação, se não ministrada de forma controlada e monitorada, pode causar depressão respiratória, ou seja, você “esquece” de respirar. E esquecer de respirar costuma não fazer bem à saúde… 🙂 Além disso, ele potencializa (torna mais forte) a ação de outras substâncias, como por exemplo sedativos endovenosos e anestésicos locais.

Embora o uso do óxido nitroso seja mais comum na odontopediatria, tanto adultos quanto crianças podem se beneficiar dele… então não tenha vergonha, o “cheirinho” é pra adultos também!

Como funciona?

O equipamento é composto por dois cilindros, um de oxigênio e outro de óxido nitroso. Existem válvulas que regulam a “mistura” com que esses gases chegam à máscara nasal, por onde o paciente respira. Durante todo o atendimento são monitorados os sinais vitais do paciente e observados outros sinais clínicos importantes, pra garantir a segurança.

Quais as vantagens sobre outras formas de sedação?

  • Você fica acordado o tempo todo e pode interagir com o dentista, respondendo a estímulos físicos e verbais.
  • O efeito do gás no organismo é calmante, altera a sua percepção à dor  e a sua ansiedade fica sob controle.
  • Serve tanto para sessões curtas quanto longas, ou seja: seu efeito é efetivo por alguns minutos ou por horas, tudo depende da necessidade.
  • É facilmente eliminado pelo organismo, então você não fica “tonto” depois de usá-lo. Isso significa que não há necessidade de acompanhante e que você pode ir embora sozinho depois da consulta.
  • Não tem efeitos colaterais em órgãos importantes, ou seja: a técnica é altamente segura. Pode confiar.
  • Você não leva injeção. 🙂

Claro que, no caso do último item, me refiro à analgesia inalatória, em si. O uso do gás não substitui a anestesia comum, mas você não vai mais ficar tão assustado com ela.

Quais as desvantagens?

  • Necessidade de cooperação por parte do paciente.
  • O gás pode não fazer efeito em 3 a 5 % dos casos, principalmente em pacientes emocionalmente instáveis, com personalidade autoritária, que usam drogas ou que sejam extremamente fóbicos.
  • Pode haver náusea e vômito, mas isso em menos de 0,5% dos casos.

Existem contraindicações?

Sim, nem todo mundo pode se beneficiar dessa técnica. Algumas exceções:

  • Pessoas com obstrução das vias aéreas superiores (infecções respiratórias, aumento de amígdalas ou adenóides, etc..) ou com doenças pulmonares crônicas como enfisema ou bronquite severas.
  • Pessoas psicóticas ou que fazem uso de drogas psicotrópicas.
  • Pessoas com problemas comportamentais severos.
  • Gestantes no primeiro trimestre da gravidez.

Na minha opinião, a analgesia inalatória com óxido nitroso é eficiente no controle da ansiedade da maioria dos pacientes. Muitos leitores me perguntam se é possível fazer anestesia geral durante o atendimento odontológico, e é possível, mas via de regra não se precisa chegar a tanto. O óxido nitroso é uma opção segura e eficaz. Informe-se com o seu dentista.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Anestesia | Analgesia | Sedação

Marcadores:

179 comentários

  1. Oi Dra., tenho uma filha de 9 anos especial e não deixa ninguém mexer na boca dela e ela está com algumas restaurações para fazer e um dente que está nascendo em cima do outro, porém o de baixo ainda não amoleceu! Gostaria de saber qual melhor procedimento e onde eu consigo encontrar dentista aqui em Maceió, obrigada !

    1. Amanda, a analgesia inalatória, como explico no texto, pode ser uma boa opção nesse caso. Sua filha vai ficar mais tranquila e o dentista vai conseguir fazer o que tem que ser feito. Em Maceió não conheço ninguém, mas em União dos Palmares, pelo site da ABASCO, tem o Dr. Marcos Kataoka que trabalha com essa técnica. Entre em contato com ele ( https://www.facebook.com/marcos.kataoka1 ), se ele não puder ajudar, pelo menos pode indicar algum colega que possa.

  2. Boa tarde dra. Preciso muito de indicações de profissionais que façam este procedimento aqui em Cascavel PR ou redondezas… estou com 2 canais abertos doendo muitoooo, mas não consigo deixar o dentista mexer, tenho verdadeiro pânico de dentista, me ajuda por favor…

  3. ONDE POSSO ENCONTRAR UM PROFISSIONAL QUE REALIZE ESSE PROCEDIMENTO, TENHO UM FILHO AUTISTA QUE TÁ PRECISANDO URGENTE. POR FAVOR ME AJUDE!

  4. Onde encontro dentistas que usem essa técnica no Rio Grande do Sul? De preferência Porto Alegre, Santa Maria ou Santa Cruz do Sul?

    1. Rosa, segundo o site da ABASCO, em Porto Alegre há os seguintes dentistas:

      Dr. Arnold Santos Filho – R: Antonio Carlos Borba, 475 sala 906 F:(51) 3044 5143
      Dr. André de Oliveira Bokerskis – Av. Wenceslau Escobar, 2667/401 F:(51) 3222 6314

  5. Gostaria de saber se tem e quem são os profissionais que utilizam esse método em Campo Grande – MS. Obrigada.

    1. Cristine, fiz uma busca rápida no site da ABASCO e no Google e não achei nenhum dentista que use analgesia inalatória em Campo Grande. Sugiro que você ligue pra alguns dentistas daí e pergunte porque, mesmo que eles não trabalhem com a técnica, certamente podem indicar um colega que trabalhe.

    1. Indico o Dr. José Paulo Martin. Tel: (41) 3085-1537 Cel: (41) 8873-9993. Rua Maestro Francisco Antonello, 1961 – Vila Fanny.

  6. Olá Dra, sabe me dizer se tem algum profissional aqui em Balneário Camboriú/ SC q faz esse tratamento com sedação??
    Obrigada.

  7. Olá!
    Tenho verdadeiro pânico de dentista, fico tremendo e sinto dor mesmo com anestesia.
    Gostaria de saber se com essa técnica de inalação eu não iria sentir o que o dentista está fazendo, tipo quando fui tirar o siso de cima senti aqueles arranques e doeu muito.
    Quero uma coisa para não sentir absolutamente nada, pois tenho que tirar os 2 sisos de baixo (1 parece estar até apodrecendo, mesmo não sentindo nada) e um tratamento onde terei que refazer um antigo canal que deu problema.
    Só de pensar já entro em pânico. Sou de Belo Horizonte/MG, onde posso fazer isso, com esse procedimento?
    Obrigada.

    1. Michelle, a analgesia inalatória pode ser útil no seu caso, sim. Ela não elimina a necessidade de uso da anestesia, mas deixa o paciente muito menos sensível a estímulos dolorosos. Apenas tenha em mente que outros estímulos, como a pressão, serão sentidos… o que você não vai sentir é dor. Ou seja: você sente o dentista “mexer”, mas não dói. No site da ABASCO os dentistas cadastrados que trabalham com essa técnica são:

      Dr. Renato Sergio Linhares – Av. Afonso Pena, 2770 Sl 903 F: (31) 3281 6111
      Dr. Luiz Cláudio Leopoldino – R: Vila Rica, 1183 F: (31) 3463 4146

  8. Olá! Doutora Ana. Fui no dentista para fazer a extração dos dentes dos siso, tirei o dente de cima superior, deu tudo certo, mas quando foi tirar o dente inferior que estava incluso doeu muito, tomei (08 anestesias) e mesmo assim estava sentindo muita dor, não aguentei e o dentista fechou e colocou a sutura e remarcou para fazer novamente outro dia. Quando fui fazer novamente, não consegui terminar o procedimento pois estava com muita dor, o dente ele dividiu em 03 partes só arrancou um pedacinho, ele fechou e colocou a sutura. E remarcou para fazer proximo mês, tenho muito medo desse procedimento, não tem como fazer acordada. Quero tentar fazer com o modo de sedação, pode alguma coisa der errado? Acontecer alguma coisa, doutora?
    Obrigada pela atenção!

    1. Vanessa, a sedação com gás, como explico no texto, é uma técnica muito segura e que pode ser útil no seu caso. Não acho que você precise se preocupar.

  9. Boa tarde Doutora, a senhora sabe me dizer se alguém em Jundiaí / SP faz o tratamento com essa sedação?

    Grata.

  10. Bom dia doutora, gostaria de saber se a senhora conhece algum consultorio em sp (osasco) que substitua o motorzinho por outra tecnica, pois tenho pavor a ele e tenho k fazer tratamento, ou o gas, pois todos os procedimentos que faço nao consigo concluir por causa do medo.

    1. Marilene, se houvesse uma forma de eliminar o uso do “motorzinho”, acredite, nenhum dentista o usaria mais. 😉 No seu caso sugiro o uso de sedação inalatória, como explico no texto. No site da ABASCO existem os seguintes dentistas que trabalham com a técnica em Osasco:

      Dr. Ivan Barcelos Negov – R: João Fabio, 6 F:(11) 4237 4566
      Dra. Simone Borges Moussa Martins – Av. Edmundo Amaral, 3935 F:(11) 3656 1014
      Dra. Barbara Galletti Lourenço – R: Nossa Senhora de Fátima, 288 F:(11) 3681 5488

    1. Segundo o site da ABASCO:

      Dra. Ângela Maria Machado Barbosa – R: Eng. Oscar Ferreira, 230 / F:(81) 3268 5080
      Dr. Emanuel Luiz Bezerra de Souza – Av. 17 de Agosto, 335/11 / F: (81) 3023 5772
      Dr. Emilio Francisco de Andrade Cavalcanti – Av. Conselheiro Rosa e Silva, 1460 sl 310 / F: (81) 3241 0330

  11. Olá doutora, vc poderia me indicar algum consultório que faça aqui em São Paulo ou São Bernardo do Campo?

    Obrigado!

    1. Amanda, segundo site da ABASCO (Associação Brasileira de Analgesia Inalatória e Sedação consciente):

      Clínica Alphaodonto – Calçada das Papoulas, 11 – Centro Comercial Alphaville – SP – F:(11) 4195-1460 4195- 4137
      Clínica Especializada – Al. Araguai, 762, Lojas 24 e 25 Shopping Flamingo, piso superior – Alphaville – SP – F: (11) 4195 0398
      Dr.Marcilio Bueno Tito – Rua Barão de Jaceguai, 1606 – Campo Belo – SP – F: (11) 5533 0678
      Dr. Adriano Leite Schirm – R: Dr. Bacelar, 368 cj 121 – F: (11) 2659 2480
      Dra. Érica Murakami – R: Pedroso Alvarenga, 1255 cj 34 – F: (11) 3074 6837
      Dr. Fernando Taddeo – Av. Paulista, 2001 Cj.316 – F: (11) 3289 1443
      Dra. Lilian Noberto – Rua Cotoxó, 622 – Perdizes – São Paulo –SP – F: (11) 3864 8017
      Dr. Orlando Garrido Filho – Rua Clélia, 550 cj 115 – F:(11) 3832 7700
      Dr. Pompílio de Castro – Av. Senador Casemiro da Rocha, 454 – F:(11) 2275 7133
      Well Clinic – Rua Bento de Andrade, 116, Jardim Paulista, São Paulo – F: (11) 3887.7225
      Dr. Pedro Carvalho Feitosa Rua Duarte de Azevedo 448 cj 34 – Santana – F: (11) 2773 7052
      Dr. Felipe Vasconcelos Silveira – Av. Paulista, 1159 4º. Andar cj 424 – F: (11) 3549 5393
      Dr. Renato Kuszlewicz – R: Francisco Marengo, 1364 – F: (11) 2093 7228

      Não sei se os contatos estão atualizados, mas tem vários aí. 😉

  12. Dra. A senhora sabe me dizer se há clínicas com o “cheirinho” no interior da Paraíba? Como Patos, que é uma cidade satélite do interior.

  13. Oi Dra. A senhora poderia informar se há algum dentista q trabalhe com isso em Fortaleza? Precisando urgente. Obrigada. Carolina Tessmann.

    1. Dr. Edilberto Bezerra Pinheiro Filho – Av. Álvaro Correia, 595 / 1001-C F: (85) 3267 4190

      Dr. Carlos Henrique de Oliveira e Silva – R: Júlio César, 1149 – 203 F: (85) 3494 3790

      🙂

  14. Gente! Eu queria dizer p vcs q tem o mesmo medo q eu tenho q a minha experiência com o óxido nitroso está sendo maravilhosa. Eu tinha muito medo, taquicardia, falta de ar, um pânico generalizado. Sofri c isso a minha vida toda. Faz dois meses q faço uso do óxido nitroso e ja fiz limpeza, canal e um bloco. Eu estava com gengivite grave mas tratei e tudo deu certo. Cada aplicação custa R$ 500 e da pra fazer dois procedimentos em casa aplicação. Estou muito satisfeita. Vale a pena cada centavo.

  15. Olá Doutora, procuro uma clínica para fazer uma avaliação e iniciar tratamentos de restauração, raspagem, limpeza e aplicação de flúor para meu filho que é portador de deficiência mental e por isso precisaria de sedação por óxido nitroso, porém encontro dificuldades em encontrar no RJ uma clínica que atenda pessoas com necessidades especiais.

    1. Marcelo, entre em contato com o Dr. Rogerio Gallicchio. Ele é especialista em atendimento de pacientes especiais e trabalha com óxido nitroso, também. Tels: 21 2247 8186 / 2578 9914.

  16. Dra, preciso de uma orientação.
    Preciso extrair um dente molar que pela radiografia foi constatada uma fratura em uma das raizes.
    Há 8 anos atrás tive alergia a anestesia. Depois disso, 2 anos após fiz tratamento de canal no Sesc e não aconteceu nada.
    Precisei de atendimento, e os profissionais depois que eu expliquei o ocorrido, dizem que eu precisaria saber qual a anestesia que não me deu reação. Dra, eu sou leiga, por favor me oriente, pois a dor que estou sentindo me impede de trabalhar. Em tempo, tenho 72 anos,e não tenho problemas de coração.

    1. Edi, que tipo de reação você teve? Porque nem toda “reação” é alergia (em se tratando de anestesia, a maioria não é)…

  17. Bom dia, doutora.
    Sou dentista. Atendi uma paciente para a exodontia do 48. Foi em urgência, pois esta chegou com muita dor (pulpite aguda – Bio). Negou o tratamento de canal. O elemento em questão estava anquilosado. A paciente, depois da anamnese e anestesia, não permitiu os atos cirúrgicos necessários, resistindo aos mesmos – não abria a boca e quando o fazia era insuficiente e por pouco tempo. Foi falado que a administração oral de um ansiolítico resolveria a resistência da paciente. O que penso ser pouco provável (aí indica-se em casos de um grau de ansiedade leve).
    Agradeceria muito a sua perícia em indicação seja por uso de ansiolítico oral, sedação consciente, sedação inconsciente em casos de tratamentos cirúrgicos de pacientes odontofóbicos que não cooperam no tratamento.
    Atenciosamente.

    1. Enila, me parece que no caso da sua paciente há indicação de sedação inconsciente ou, até de anestesia geral. Há indicação de anestesia geral em pacientes com fobia de dentista, trismo, incapacitados física e/ou mentalmente e não-cooperativos de forma geral.

        1. Por gentileza, o meu filhote de 5 anos precisa fazer uso do óxido nitroso, mas estou enfrentando problemas para achar esse tipo de atendimento na zona oeste do Rio de Janeiro. Peço sua ajuda!

          1. Rafaela, não saberia indicar um profissional com tanto exatidão (não sou do Rio, “Zona Oeste” pra mim não diz muita coisa). Mas no site da ABASCO tem 3 no Rio de Janeiro:

            Cristina Jardelino de Lima- Av. Pastor Martim Luter King Júnior, 126, Centro empresarial Shopping Nova América, sala 349. F: (21) 3083 1121
            Juliana Souza Lage – R: General Ivan Raposo, 600/102. F: (21) 2484 1415
            Denise Martins Carvalho – A. das Américas, 3500 Bl 4, Sala 527. F: (21) 3547 5110

  18. Boa tarde Drª, qual seria o melhor procedimento no caso de pessoas com deficiência, tenho um irmão que tem deficiência mental e não deixa nem encostar na boca pra fazer alguma coisa. Você tem alguma clínica especializada próximo a Nova Trento, SC que possa me indicar?

    1. Angela, sedação ou anestesia geral, depende do caso. Não saberia indicar com essa especificidade, estou em Curitiba, mas procure por clínicas que ofereçam sedação com óxido nitroso ou odontopediatras que atendam em ambiente hospitalar, com anestesia geral.

  19. Olá Dra. Eu preciso tirar os 4 sisos. Marquei a cirurgia fui, estava bem nervosa, quando começou as anestesias estava até suportável, depois foram outras 4 que eu consegui ir só até 1°. Doeu muito muito ardeu, e parece que bateu no meu osso. Eu comecei a chorar (literalmente), saia água dos meus olhos, comecei a tremer as mãos e boca também. Meu dentista disse que não poderia continuar no meu estado de medo e ansiedade. Sugeriu que eu faça “dormindo”, com sedação, eu morri de medo disso. Sedação, ficar dormindo, e se eu sentir alguma coisa ? Eu já tirei as amidalas e a adenoide tb. Nunca tinha tomado anestesias. Meus dentes são todos saudáveis. O que eu posso fazer pra ficar mais calma ? Será que o “gás” era a melhor opção ou calmante ? Ou mesmo a sedação ? Fazer dormindo. Bom dia.

    1. Bianca, a sedação aumenta o limiar de dor, ou seja, deixa você muito menos sensível à dor e muito mais calma, de forma que a anestesia acaba sendo mais do que suficiente pra garantir que você não sinta nada. A sedação pode ser feita via gás (óxido nitroso, como explico no texto), via oral, via endovenosa, etc.. Acho que pode ser uma boa ideia, sim. Converse com seu dentista sobre as opções que ele oferece.

  20. Bom dia! Dra. Meu problema em ir ao dentista trata-se da dificuldade que eu tenho de ficar com a boca aberta, chego a irritar os profissionais que estão me atendendo. Me dá ânsia de vômito, só consigo respirar com dificuldade quando estou com a boca aberta. Existe alguma técnica que possa auxiliar na solução desse problema?

    1. Cristina, se for necessário, é possível atender, sim. Mas aí em ambiente hospitalar, com acompanhamento de anestesiologista, etc..

  21. Ola Dra!
    Tudo bem? Você possui clínica em Belo Horizonte?
    Tem possibilidade de plano odontológico disponibilizar?
    Eu preciso extrair sisos e morro de medo.
    Obrigado.

  22. Olá Dra. !!
    Eu iniciei um tratamento há quase 2 anos pelo SUS. Fiz algumas obturações e fui encaminhada para uma micro-cirurgia para extração de um siso que está em uma posição difícil, e um canal. Quando fui realizar a extração, não consegui, entrei em pânico. Eu sou depressiva e adquiri recentemente a síndrome do pânico. Vinha sentindo exporadicamente algumas crises de pânico e aquele dia no dentista foi um deles. Hoje faço tratamento para depressão e síndrome do pânico. Gostaria de terminar o tratamento com anestesia geral. O SUS realiza esse tipo de tratamento? Meu dente está só com a massa e a cada escovação ela sai um pouco. Tenho medo de sentir dor de dente. Preciso terminar o tratamento, mas tem que ser pelo SUS, pois não tenho a menor condição de pagar, pois estou desempregada há mais de 1 ano.

    1. Rosana, creio ser possível, sim, fazer o tratamento com anestesia geral pelo SUS. Mas pra isso é preciso um encaminhamento pra um Centro de Especialidades Odontológicas, o que o dentista da Unidade de Saúde deve fazer. Converse com ele, se houver essa possibilidade ele vai orientar você sobre como proceder.

  23. Oi doutora, vi mtos casos complicado mas nao reparei em nenhum igual ao meu, nao bastando eu ter medo nao so de dentista mais de qualquer tipo de cirurgia ou suturacao, eu convulsiono, devido a isso nao to conseguindo extrair um ciso, e os dentistas nao querem me sedar, dizem q e perigoso, a senhora acha que o gás seria minha saida?

    1. Jonathan, em princípio você poderia se submeter à sedação com óxido nitroso, sim. É uma opção. Você convulsiona por quê? É uma reação apenas ligada ao medo? Tem um médico acompanhando o seu caso?

  24. Dra. Ana, boa noite!

    Estou precisando extrair os 4 sisos e todos eles são casos bem complicados. Já fui em 3 dentistas diferentes e todos me disseram a mesma coisa: os dentes de baixo tem as raízes muito profundas e os riscos de parestesia e quebra de mandíbula são grandes e os dentes de cima, corre o risco de ter um problema de comunicação buco sinusal. Eu nunca tive medo de dentista, não é o lugar mais agradável do mundo, mas sempre consegui fazer todos os procedimentos. Só que dessa vez eu estou apavorada com esses diagnósticos. Além disso, eu tenho um problema de ATM e não consigo ficar muito tempo com a boca aberta sem deslocar minha mandíbula. O último dentista que eu fui sugeriu que eu fizesse o procedimento com o óxido nitroso e eu fiquei bastante feliz com essa possibilidade, pq tenho certeza que vou entrar em pânico na hora da cirurgia. Mas quando ele me falou o preço, comecei a chorar, pq ele disse que cada siso sairia por volta de 800 reais a extração e com o gás, mais 700 reais (por sessão). Eu li vários dos comentários da página e sei que é difícil estimar valores pq depende do profissional, do caso e da região, mas gostaria de saber se esse preço é aceitável ou se eu consigo encontrar um tratamento mais barato. Como foi a primeira pessoa que me ofereceu essa opção, eu não tenho com o que comparar e gostaria de ter uma noção. (Estou em São Paulo, capital)

    Agradeço desde já!

    1. Luiza, é aceitável. Mas se está muito acima do valor que você pode / gostaria de pagar, você pode procurar outros dentistas.

  25. Olá, gostaria de saber se tem dentistas que usem esse método em Guarulhos.
    Eu tenho pavor de dentista, quando eu era criança um dentista arrancou meu dente da frente e um teco da gengiva, ele foi tão agressivo pra arrancar que o dente saiu voando e caiu dentro do pote de algodão, aquilo me traumatizou, agora com 19 anos eu continuo tendo um pavor enorme, meus dentes são todos tortos por conta de ñ terem sidos arrancados no tempo certo, a ultima vez que eu fui no dentista faz 2 meses, eu tinha ido pra arrumar meu dente quebrado colocando aquela massinha, o dentista tinha pegado um aparelho pra modelar a massa, mas eu juro que eu tinha visto a anestesia, então eu meio q dei um pulo da cadeira quando ele chegou perto, ele achou mt ruim aquilo e ainda me xingou de criança chorona, eu fiquei mt envergonhada agora ñ tenho mais cara pra voltar naquele dentista, eu preciso de alguém que saiba lidar com uma pessoa como eu.
    Grata pela atenção.

  26. Oi dra. Ana, tudo bem?
    Me ajuda por favor, preciso de ajuda urgente.
    Eu sou imune a anestesia, ela nao pega em mim, e ja arranquei 2 dentes, e em todos os meus tratamentos eu sinto tudo, tudo mesmo, ja levei 8 âmpolas de anestesia e nenhuma pegou, sai do consutorio grogue mais senti tudo tb.
    Eu fiquei sabendo de 1 comprimido que faz dormir e nao sentimos nada, é verdade?
    Esse método aqui que a senhora disse é o ideal pra mim?
    Tenho pavor de dentista, pq todos que ja peguei sao literalmente açougueiros.
    Eu suo frio, da dores de barriga, choro horrores, grito igual doida, a mao da ajudante do dentista sai com a mao toda roxa de tanto que aperto de dor.
    Eu sei que nao vem ao caso, mas tive 2 babys e levei 24 pontos de um e 27 do outro e senti todos os pontos, pq a anestesia em mim nao pega.
    Me ajuda por favor, imploro por ajuda, meu dente esta doendo ha dias e me entupo de remedios so para nao ir ao dentista, tem 2 dias que nao como nada pq nao aguento mastigar.
    E tb tenho a gengiva que sangra muito.
    Aqui em bh tem esse método ?
    E aqui tb tem o do remédio?
    Obrigada.

    1. Thais, não acho que você seja “imune” à anestesia… apenas tem um limiar de dor muito baixo. Por isso, usar sedação seria uma ótima ideia no seu caso, seja via oral (o tal comprimido, que não faz dormir, mas deixaria você relaxada. Seu dentista mesmo pode prescrever) ou analgesia inalatória, como explico no texto. Quanto à gengiva sangrando, isso é sinal clássico de gengivite, é preciso tratar assim que possível!

      Em BH há os seguintes dentistas que trabalham com analgesia inalatória, segundo o site da ABASCO:

      Dr. Renato Sergio Linhares – Av. Afonso Pena, 2770 Sl 903 F:( 31) 3281 6111
      Dr. Luiz Cláudio Leopoldino – R: Vila Rica, 1183 F(31) 3463 4146

  27. Tem algum segredo na hora de anestesiar o dente 25? Porque toda vez que fui ao dentista mexer nele a anestesia “não pegou”.

    Coroa sobre implante é a mesma coisa que prótese sobre implante, ou seja, o dente de porcelana que é colocado após o implante tem variações, ou é só de um tipo? Porque alguns dentistas e clínicas cobram bem mais barato que outras? Seria algum material inferior?

    1. Maria, em princípio não: a anestesia de pré-molares superiores é relativamente simples e sem grandes “segredos”. Quanto à prótese sobre implante, sim, coroa e prótese são a mesma coisa, isso se estivermos falando de 1 dente só. Há variações sim, e a as variáveis estão no tipo de implante, no material da prótese, na especialização do dentista, na mão de obra do laboratório de prótese, etc..

  28. Olá… Sou proprietária de Clínica e tenho interesse em disponibilizar esta técnica aos nossos pacientes. Sou de Guarapuava no Paraná e gostaria de saber onde existe o curso e custos do curso e do equipamento…

    1. Geralmente faculdades, ABOs e sindicatos oferecem curso de habilitação em analgesia inalatória para dentistas. Na região de Guarapuava não sei se há algum curso, na região de São Paulo e Rio de Janeiro há vários. Em Curitiba tem na UP ( http://www.up.edu.br/extensao/habilitacao-em-sedacao-consciente-com-uso-de-oxido-nitroso-e-oxigenio-na-odontologia-certificacao-cfo ) e em Balneário Camboriú tem no NAEO ( http://www.naeo.com.br/?pg=consultar_cursos&id=107 ).

  29. Gostaria de indicação de quem utiliza esse gás em Florianópolis, pois certamente preciso fazer tratamento com esse profissional. Obrigado.

  30. Tenho verdadeiro pavor de dentista, até uma simples limpeza, me dá medo. Vc indica profissionais para a cidade de Campo Grande /Mato Grosso do Sul
    que façam o atendimento com anestesia geral?

    1. Silvia, anestesia geral envolve internamento hospitalar, o que vai aumentar muito o custo do tratamento. O ideal seria usar sedação, aí o tratamento pode ser feito no consultório, mesmo. Em Campo Grande eu não tenho cadastrado no blog nenhum dentista que atenda pacientes com fobia, mas tenho em Nova Alvorada do Sul, o Dr. Rivaldo Alves Junior, o e-mail dele é [email protected]. Mesmo que seja um pouco longe, vale a pena entrar em contato pra que ele oriente você sobre os dentistas disponíveis da sua região que possam ajudá-la.

  31. Ola bom dia, não posso falar que tenho trauma, mas tenho medo, e como não sou acostumada a sentir medo (não sinto quase nenhum) preciso da indicação de um dentista que seja paciente e bonzinho!!
    Pq quase todos que fui foram tão grossos e apressados =(

    Sou de BH/MG

  32. Meu penúltimo dente da parte de baixo da boca do lado direito quebrou inteiro e agora praticamente não tem mais dente, ta inflamado e tem duas bolas na gengiva (uma pequena com pus e uma grande sem pus mas inchada), mas nesse dente já nem sinto mais dor, já perdi ele inteiro, agora só quero ir ao dentista pra limpar. Mas o mesmo dente do lado esquerdo ta indo pelo mesmo caminho, esse sim ta incomodando, dói bastante as vezes nem consigo dormir, mas não ta inflamado ainda (eu acho) e não dói só o dente, dói todo o osso até perto (embaixo) da orelha. Que tratamento vc acha que vou ter que fazer em cada dente? E será que vai doer o tratamento por tar inflamado o do lado direito? E o lado esquerdo que não ta aparentemente inflamado, mas ta muito sensível e dolorido?

    1. Alika, do lado direito, se pelo menos a raiz do seu dente estiver viável, é possível tratar canal e fazer pino e coroa. Do lado direito me parece que ja é caso pra canal também, aí é questão de ver quando da coroa do dente “sobrou” pra indicar que tipo de restauração fazer (depois do tratamento de canal): restauração direta, bloco ou coroa. Os 2 lados estão inflamados, mas o dentista só vai “mexer” se achar que dá, se não, ele vai prescrever medicação pra desinflamar antes.

  33. Olá Ana,
    Há uns 15 anos atrás, um dente meu começou a nascer no céu da boca, sem mesmo uma radiografia ou uma panorâmica, o dentista disse que precisaríamos extrair o quanto antes, pois com o tempo iria me incomodar e cárie serie o mínimo. Para evitar que ele ficasse cariado me convenceu a extração ali mesmo de imediato. Tomei 10 anestesias e ainda assim foi uma extração dolorosa, pois ainda senti muuuuita dor, até pq a raiz desse dente estava entrelaçada entre a raiz dos dois ultimos de cima, ele fez tanta força que antes eu tinha os dentes da frente separados e depois desse dia, sem aparelho nem nada, eles juntaram. Resumindo, ganhei 12 pontos no céu da boca e um trauma GIGANTESCO de dentista! De chorar, passar mal, desmaiar na sala de espera. Isso me fez ficar “relapsa” com as visitas periódicas ao dentista!
    Sempre que sentia dor me entupia de remédios até passar.
    Porém agr acho que chegou a hora de encarar a realidade de que meus dentes estão PRECISANDO de um dentista, mas o pavor, o medo, a fobia, não me deixam sequer pegar no telefone pra agendar uma consulta. 🙁
    Gostaria de saber se nesse meu caso seria possível uma anestesia geral. Com ctrz tenho muitas obturações pra fazer, os meus cisos se quebraram e já perdi 2 dentes, mas nunca retirei as raízes…
    Tenho vergonha de ir no dentista e abrir a boca, tenho vergonha de não poder sorrir naturalmente, e meu SONHO é um sorriso bonito, mas pra você ter noção do meu pâaaaaaanico, prefiro a morte do que sentar “consciente” na cadeira de um dentista ;(
    Isso é triste por que não posso dividir com ngm e fico nessa agonia comigo mesma… espero que me compreenda!

    1. Compreendo sim, Mysa. A anestesia geral é uma possibilidade, mas requer internamento, acompanhamento de um anestesiologista… e tudo isso gera custo. Eu acho que a sedação já seria suficiente no seu caso. Você ficaria tranquila durante o atendimento. Procure um dentista que trabalhe com analgesia inalatória na sua cidade.

    1. Carol, a sedação deixa você mais tranquila de forma geral, mas você continua consciente. Então vai ouvir o “motorzinho” e, se não estiver anestesiada, pode sentir. O uso de sedação, embora diminua a sensibilidade à dor, não é uma substituição à anestesia.

  34. Porque ninguem fala o preço médio para fazer sedaçao consciente???
    Um canal com sedação qual a média $ ???
    Uma obturaçao comum ???

    1. João, porque não existe “preço médio”. Depende muito do lugar onde você mora, se é campo, se é cidade, se o dentista é especialista, se não é, qual o dente, qual o tamanho da restauração, se é restauração direta, indireta, coroa… as variáveis são muitas! Procure um dentista e faça uma avaliação. Pronto.

  35. Olá sou Juliana, tenho 18 anos. Tenho muito medo de ir ao dentista, quando vou fico muito nervosa, começo a tremer, a chorar sem parar, só ao chegar lá e conversar com ele, não consigo me acalmar de nenhuma forma. Esse dentista é amigo da minha família. Ele falou que tenho que extrair dois dentes da parte de cima e fazer duas obturações em outros dois dentes para colocar aparelho nos dentes, mas não consigo me acalmar para ele fazer esse tratamento e ele sempre conversa bastante comigo, tenta me tranquilizar mas não consegue. Não sei o que fazer em relação a esse medo que tenho e também não consigo ver muito sangue que fico desesperada. Por favor, me ajude! Obrigada pela atenção! Bjus

    1. Juliana, a analgesia inalatória, como explico no texto, é uma alternativa interessante no seu caso. Deixaria você mais calma e relaxada, certamente seu dentista poderia trabalhar tranquilo. Converse com ele sobre essa possibilidade, se ele não trabalhar com a técnica, pode conhecer um colega que trabalhe.

  36. Tenho pouca abertura na boca, com isto ao colocar algodão ou tirar raio x fico com ânsia de vômito, todos os dentistas que vou perdem a paciência comigo e largam o tratamento de lado. Me disseram que o canal não pode ser contaminado, então fica impossível de fazer, estou com 3 canais prá fazer e… todos me abandonam… O que fazer ?

    1. Aurionisse, uma possibilidade é tentar o tratamento com a analgesia inalatória, como explico no texto. Caso mesmo assim você continue sentindo ânsia, é hora de pensar, até, em anestesia geral, com atendimento em âmbito hospitalar. Procure um dentista que utilize a técnica da analgesia inalatória pra fazer uma avaliação.

  37. Ola, vou contar meu caso.
    Eu fui em uma dentista e ela falou que era só uma carie, ela foi tirar a carie mas ai começou a doer muito, ai ela parou e falou que era uma carie oculta e mexeu tanto que acabou chegando ate o nervo e sem anestesia, e isso doeu muito, e ela nem se preocupou de tirar um raio x antes para ver como tava meu dente, ate sai chorando do consultório de tanta dor.
    Depois senti muita dor e tive muito mau halito, uma coisa que eu não tinha, ai voltei no consultório e falei com outra dentista, ela falou que o meu dente era caso de canal e que ela não peodia ter feito isso antes de ter tirado um raio x.
    Fui encaminhada para outra dentista que me falou que eu estava com uma infecção muito grande, ela tentou mexer no meu dente só que ele sangrava demais, então ela passou um antibiotico e depois de uma semana voltei nela para fazer o canal, so que quando ela passava anestesia parecia que logo o efeito dela passava, só sei que no total tomei 6 anestesias, não sei se era porque eu tava sentindo muito medo e tenho outro canal para fazer e e não sei se é medo por ter sentido dor ou ansiedade ou nervosismo, eu fico muito inquieta só… eu ate choro kk
    No meu caso o gás ajudaria…? Brigada.

    1. Ajudaria, Thalita. Quanto à radiografia, seria bom ter feito antes, mas seu dente não “deu canal” pela falta dela, mas pela cárie que era grande.

  38. Onde eu posso encontrar em Pernambuco um dentista que ultilize anestesia geral pra mim?
    Estou precisando de um canal e sou muito ansioso…

    1. Marcelo, ansiedade muita gente tem, e nem por isso há indicação de anestesia geral. No seu caso acho que a analgesia inalatória, como explico no texto, pode resolver a questão. Procure um dentista que trabalhe com a técnica na sua cidade. Há 3 dentistas em Recife (não sei se você mora em Recife) no site da ABASCO –> http://www.abasco.com.br/crbst_5.html

  39. Olá boa noite, vou explicar o meu problema, estou com o terceiro molar siso com problemas. Fiz um tratamento e por último ficou um dente do siso para ser extraído, e fui, a primeira vez foi aplicada a anestesia normalmente e quando foi colocada a forps para a retirada do dente eu não aguentei a dor e pedi para parar, então a dentista me passou amoxilina e na semana seguinte eu retornei, senti muita dor neste período, quando voltei ela aplicou novamente a anestesia, só que dessa vez ela tentou abrir o canal para aplicar a anestesia dentro do dente, não suportei a broca de tanta dor, aí a dentista me passou amoxilina e profenid, então retornei mas não deixei mexer, pois eu sofri com dor em todo este período, então ela me passou uma bezetacil, eu tomei e depois de uma semana retornei, ela aplicou novamente a anestesia e conseguiu furar o dente a ponto de deixar a raiz exposta, aí ela disse que seria preciso aplicar a anestesia dentro do dente, quando ela encostou a agulha eu não suportei a dor, então fui encaminhado para outro dentista para fazer sedação, aí minha dúvida, neste procedimento sentirei dor para a extração deste dente? Fico muito nervoso na hora e não sei mais o que fazer, preciso com urgência de uma orientação Obrigado.

    1. Augusto, acho que a sedação é uma boa opção pra você. Ela diminui a percepção do paciente à dor, então creio que você vai poder fazer a extração sem problemas.

  40. Oii… então estou pra colocar aparelho no dentes, mas antes tenho algumas obturaçoes pra fazer… mas tenho trauma de agulha, e como estou com 2 caries profundas, vou ter que me submeter a “picadinha”, mas o trauma é tão grande que nem tenho dia exato pra fazer mas já tremo de tão nervosa…
    Bom, pensei na tal pomada, que tantas pessoas falam que tira a dor da “picada”, mas não sei PQ eu não confio nessa pomada.. :[
    Então li sobre o analgesia inalatória, me senti encantada com a novidade, porém li que quem tem bronquite não pode usar, certo ?? Fiquei MT chateada, pois tenho bronquite crônica… queria saber o q essa analgesia consiente pode causar em quem tem tem bronquite ?? Estou apavorada, mas quero MT fazer as obturações…
    Desde já obrigada.

    1. Pam, a analgesia inalatória é contraindicada pra pessoas com bronquite crônica SEVERA… se não é o seu caso, você poderia usar esse tipo de técnica, sim. Sugiro que você procure um dentista que trabalhe com óxido nitroso e faça uma avaliação.

      A “pomada” é um anestésico tópico, ajuda bastante, sim. 🙂

  41. Olá, Dra. Ana!
    Vc utiliza essa técnica de sedação por óxido nitroso? Onde fica seu consultório?
    Obrigada!

    1. Infelizmente não, Ana. Mas confesso que ando com vontade de fazer a habilitação. Não fiz ainda porque atualmente não tenho quase atendido no consultório, tenho trabalhado mais com exames de imagem, então não faz muito sentido. Mas a técnica já é bastante conhecida, não é mais tão difícil encontrar um dentista que use o óxido nitroso.

  42. Oi, eu tenho uma consulta no dentista amanhã, vou fazer limpeza e duas restaurações. Um dos dentes que vai ser restaurado ta com uma cor diferente, tipo opaco, e já notei que ha nele 3 manchas escuras (é um dente pré molar): duas em cima e a outra do lado, quase entre o outro dente. Já senti dor nele ao comer coisas muito quentes ou muito geladas e também quando mordo algo duro com a parte de trás dele, é uma dor profunda, parece que ela vai descendo pelo dente. Queria saber se vou ter que fazer canal, e caso eu tenha, pode ser feito o uso do oxido nitroso? Tenho medo de dentista, inclusive já tratei o canal de um dente incisivo que quebrou e foi horrível. Só de pensar em um novo tratamento desse já sinto calafrios. Li a postagem e vi que em uma pequena parcela da população o N2O não funciona. Toda vez que vou ao dentista fico muito agitada, sinto incômodos na barriga, minha respiração fica acelerada, minhas maos suam, fico com receio de receber uma noticia ruim e isso me deixa mais nervosa ainda. Enfim, você acha que talvez eu possa fazer parte desses 3 a 5% que o N2O não faz efeito? Obrigada!

    1. Maria Lúcia, não dá pra afirmar a necessidade de tratamento de canal com base no seu relato. Como a dor não é espontânea, parece que não é o caso… mas só examinando pra saber. Sim, é possível usar o óxido nitroso durante o tratamento de canal, desde que o dentista trabalhe com essa técnica. Nada no seu relato me faz achar que o óxido nitroso não faça efeito em você…

  43. Dra. Ana Tokus, sou a Lissette e tenho 24 anos, tenho pavor de agulhas, procedimentos medicos em geral, e tenho acumulados traumas no dentista, quando tinha 5 anos lembro muito bem minha primeira visita eu fiquei assustada pelo motoszinho a dentista falava: se vc se mexer vou cortar sua lingua com isto aqui… aos 14 um dentista viu minha boca e falou: que nojo! É assim que vc pretende namorar? Não fui ao dentista depois disso, depois aos 22 fui fazer tratamento de canal e deu abscesso (não é culpa da dentista mas mesmo assim a dor foi insuportavel, foi um procedimento longo e muito dolorido) na ultima dentista que fui este ano falei a ela sobre meus medos, fui bem sincera para ela saber, ela disse: bom, aqui vc sofre e aguenta depois vc arranja uma psicologa ai já depende de vc… a assistente e ela ficaram rindo de mim o tempo todo… quando desci da cadeira ela disse a data que eu tinha que voltar… jurei que não voltaria lá… como pode ver não tenho tido sorte com dentistas… e preciso, não estou conseguindo mastigar direito, só mastigo de um lado, meus sisos estão mordendo as minhas bochechas, tambem acho que preciso de um canal… estou apavorada… e quero tentar o gas, acha que sou boa candidata? Desculpe doutora pelo desabafo… obrigada pela atenção!!

    1. Lissete, a postura que você relata não combina com um profissional que lida diariamente com pessoas ansiosas e com medo. Longe disso! Por favor, não tome esse comportamento como exemplo pra todos os dentistas, essas são – desonrosas – exceções. Você precisa é encontrar um dentista no qual possa confiar, que ajude e não julgue você. Gostaria que você lesse 2 textos: https://medodedentista.com.br/2010/11/vergonha-do-dentista.html e https://medodedentista.com.br/2011/06/como-vencer-o-medo-de-dentista.html

      Sim, eu acho que você é uma ótima candidata ao atendimento com óxido nitroso. Procure um dentista que trabalhe com a técnica na sua cidade. No site da ABASCO podem ajudar você a procurar –> http://www.abasco.com.br

  44. Quantos procedimentos podem ser feitos de uma vez no dentista? Nunca mais vai ter um filho de Deus que vai inventar alguma coisa q acabe com aquele barulho demoníaco do motorzinho? kkkk Sabe doutora, da última vez q fui no dentista a bendita usou esse motorzinho sem anestesia, isso é certo? Não doeu o tempo todo, mas tinha umas horas q parecia que pegava no nervo e eu pulava de dor. Reclamei e ela disse: vou te fazer sofrer pra vc aprender a cuidar dos seus dentes… na mesma hora pensei: quando sair daqui nunca mais volto. Já se passou 14 anos + ou – e Cumpri com minha “promessa”, nunca mais me atrevi a ir em qualquer outro dentista. Mas eu esqueci de prometer na época q ia cuidar dos meu dentes pra não precisar mais de consulta. Resultado: meus dentes tão só o pó da gaita. TODOS, isso mesmo, TODOS precisam ser arrumados. Agora além do medo tenho tbm vergonha. 🙁 🙁 🙁

    Ah doutora, outra coisa. É regra o dente do juízo doer? O meu apontou, e o dente do lado tá só os restos tipo só a raiz mesmo, e tem aquela bolinha de infecção. Isso vai ajudar pra q ele doa ?

    1. Depende da demora e da complexidade do procedimento, Eliane. Não dá pra tratar 5 canais de uma vez só, por exemplo, mas fazer 5 restaurações numa mesma sessão, até dá. Quem determina a necessidade de anestesia é o próprio dentista e, é claro, o paciente também. Se doer, é só pedir. Não, não é regra o siso doer, nem sempre isso acontece. Se o seu já tem fístula (a “bolinha de infecção”) sugiro que você trate isso logo… nunca é uma boa ideia manter um foco de infecção no organismo.

  45. Oi. Quero saber se tem como fazer todo o tratamento, que no meu caso vai ser longo, com esse gás. Ou tem que respeitar um intervalo a cada uso? E sobre o valor, é absurdo? Ou seja, não é pra qualquer um? Poderia me dar um chute aproximado do valor? Só pra me preparar, pfvr. Eu respeito q vcs não falam em valores exatos, mas é que nós leigos já imaginamos um bicho de sete cabeças. E em Curitiba quem atende com esse método ?

    1. Não há necessidade de intervalo entre as sessões, Eliane… dá pra fazer o tratamento todo com o uso de gás. O valor não é absurdo, costuma ser justa, é questão de procurar um dentista que trabalhe com a técnica pra avaliar (eu não tô “escondendo o jogo”, é que isso varia muito de caso pra caso). Em Curitiba há vários locais, é só fazer uma busca rápida no Google –> http://bit.ly/1Jp2q0V .

  46. Liguei numa clínica para poder tratar meu filho e perguntei se tinha algum método de sedação para criança que tem medo. Me disseram que o método é de uso de camisa de força. Que absurdo! Tortura! E ainda é aceito !!! Devemos evoluir muito ainda.

    1. Kelly, eu acho que a pessoa que atendeu você não soube se expressar. Imagine uma criança com medo sendo amarrada numa camisa de força… não faz nenhum sentido. O que existe é uma técnica chamada “contenção física”, que só é utilizada com total permissão dos pais e em casos extremos de crianças não colaborativas, com o objetivo de evitar que a criança se machuque ao fazer movimentos bruscos durante o atendimento. E, mesmo assim, há outras opções pra esse tipo de paciente (sedação, anestesia geral, etc..). Você pode ler sobre isso aqui –> http://tiodentista.com.br/2011/08/criancas-dificeis-no-consultorio-odontologico.html

  47. Olá,
    Hoje foi o ápice pra mim.
    Pois não aguento mais abandonar os tratamentos odontológicos por medo, e decidi procurar se havia dentistas em São Paulo que trabalhavam com o “famoso gás dos filmes”, e encontrei seu Blog e fiquei encantada, mas vc pode me ajudar? Pode me passar uma média de preço de um canal com esse método, sei que um canal com a anestesia normal esta por volta de 500 reais, vc pode me passar se é muito mais caro que isso? Não quero um valor exato, so gostaria de me preparar ate mesmo pra entrar em contato com os dentistas listados aqui no blog que atuam em Sao Paulo.
    Desde ja agradeço.

    1. Elisa, acho que o uso de “gás” pode ser uma ótima opção no seu caso. É difícil dar uma média de valor porque depende muito do dentista, temos liberdade pra fazer nossos próprios honorários, mas eu acrescentaria de 30 a 50% sobre o valor do procedimento (o que depende do procedimento, também).

    2. Oi Elisa, eu não sei se é o caso, mas eu passei muito tempo sem tratar dos meus dentes por falta de dinheiro, descobri um tempo atrás que plano odontológico é bem barato e tem qualidade, tipo na minha cidade 500 reais é o que eu pago em um ano de plano. Para procedimentos simples, como canal, geralmente a carência é uma semana. A respeito do gás não sei se o plano cobre, mas caso não cubra, já sobra dinheiro para o gás.

  48. Bom dia, estou com muita dor em um dente do fundo, uma obturação caiu há algum tempo e por falta de tempo e até mesmo por medo fui deixando, estou há mais de uma semana com muita dor, não consigo dormir, não consigo comer. Fui a uma dentista e a mesma disse que o dente esta inflamado, n há presença de pus nem nada, me passou somente amoxilina para tomar por 7 dias e paracetamol para dor, para que então depois de 7 dias pudesse começar o tratamento de canal, e a mesma colocou um curativo, mas sem remédio algum no dente, somente para fechá-lo, o paracetamol de nada adianta para dor, não sei mais o que faço, se eu encosto o dente de cima nesse dente que está doendo não aguento de dor, dói tanto que até minha mandíbula está doendo, qual o procedimento a se fazer nesse caso? Seria possível utilizar essa anestesia para fazer o tratamento sem que eu sinta dor? Pois estou com medo de ter que realizar qualquer procedimento nesse dente e sentir dor, pois uma vez precisei fazer uma extração de emergência em um dos dentes e o dentista realizou o procedimento com ele inflamado e a anestesia não pegou muito bem, eu senti todo o procedimento e doeu muito, esse método seria uma alternativa para não sentir dor?

    1. Anderson, você está medicado justamente visando o controle da inflamação / infecção no dente. Dessa forma, quando sua dentista for iniciar o tratamento de canal, a anestesia deve funcionar sem problemas. Pra diminuir a dor neste momento, o ideal seria trocar o curativo, isso, em si, já deve aliviar a “pressão interna” que está causando a dor. Converse com a sua dentista.

  49. Boa tarde.
    Preciso extrair um dente do siso incluso, mas tenho mta ansia qdo mexem na parte de tras da minha boca, se eu fizer a extração do meu dente do siso com o gás óxido nitroso vai resolver o meu problema?
    Obrigado.

  50. Dra., moro em Florianopolis e meu filho de 4 anos esta com carie, tenho certeza que seria impossível fazer um tratamento nele. Ja levei no odontopediatra e ela me sugeriu segurar ele contra a vontade mesmo. Mas não acho isso correto! Sabe me informar se tem odontopediatra que trabalha com esse gás e se é seguro para crianças! Estou desesperada????

    1. Não, Fellipe… não há um valor médio. É preciso procurar um dentista que trabalhe com a técnica e fazer uma avaliação. Mas não é assim TÃO mais caro.

  51. Esse “gás do Dentista” ele também é utilizado no tratamento de canal… porque tenho pavor de anestesia no nervo do dente, e achei essa postagem bastante interessante e gostaria de saber sobre…

    Obrigado mesmo, ótimo blog !!!

    1. Sim Gleydson, o óxido nitroso pode ser usado no tratamento de canal, também. Basta que o dentista esteja habilitado pra usar essa técnica.

  52. Olá Dra. Ana Tokus. Tenho 20 anos e preciso extrair meus dentes do siso. Eu tenho muito medo de dentista, mas eu vou e faço todo o tratamento desde que não envolva anestesia. Felizmente, até hoje consegui cuidar dos meus dentes sem o uso da mesma. O problema é que para extrair o meu dentista falou que obviamente vou precisar da anestesia e para piorar ele irá precisar fazer uma incisão na gengiva, pois a erupção foi parcial. Esse é o problema, eu me conheço e sei que não conseguiria ficar “acordada” enquanto ele extrai o dente, mesmo que não vá doer, eu vou sentir ele fazer os procedimento e isso me causaria uma crise de pânico absurda. Será que esse gás solucionaria esse meu pânico? Ou é melhor uma anestesia geral? Confesso que prefiro a anestesia geral, o problema são os custos e os riscos.

    Obrigada desde já.

    1. Amanda, eu acho que o gás se aplica ao seu caso, sim. Ele vai deixar você muito mais tranquila e diminuir a sua percepção à dor. Procure um dentista na sua cidade que trabalhe com sedação com oxido nitroso.

  53. Olá dra. Meu problema eu acho único até o momento, pois tenho pânico da “sensação” da anestesia, do “amortecimento”… estou com muita dor, pois preciso extrair dois sisos e fazer canal, já fui parar no hospital de dor, já procurei dezenas de dentistas, inclusive os que usam gás, porém pra piorar tenho muita claustrofobia desde criança, não sei mais o que faço, estou com um bebê de cinco meses e com muita dor, tive meu filho sob efeito de Dormonid, pois dei muito trabalho na cirurgia, devido ao pânico do amortecimento nas pernas, quase morri!! Enfim, não sei mais o que fazer e quem procurar, pois todos os profissionais que eu fui desistiram de me tratar!

    1. Mirian, seu problema não é físico, portanto nem médico nem odontológico… mas psicológico. A maioria das pessoas acha ruim a sensação de amortecimento, eu inclusive, mas geralmente a gente “abstrai” e enfrenta. No seu caso, essa sensação é aterrorizante, o que foge do padrão. Por isso, acho que seria bem interessante procurar auxílio psicológico, pra tentar entender as raízes do problema e encontrar os meios de enfrentá-lo. Apenas não fique se achando “maluca” por se sentir assim, pessoas diferentes têm medos diferentes, e acredite, dos mais variados tipos. O que é “bobagem” pra você, é algo assustador pra outras pessoas. O negócio é aceitar isso e procurar ajuda pra enfrentar. Se eu puder ajudar de alguma forma ainda, fico à disposição.

  54. Doutora Ana, eu tenho pavor de dentista, uma vez fui ao dentista para a extraçao de um dente, so que anestesia nao pegou direto, ele mexeu daqui, dali, nao arrancou o dente e foi muito dolorido, nunca mais consegui ir ao dentista, meus dentes estao estragados, agora preciso fazer extraçao de 5 dentes, mas quando penso de ir ao dentista meu coraçao falta sair pela boca, fico muito nervosa, mas preciso cuidar deles, pois tomo remedio quando sinto dor, gostaria muito de fazer meu tratamento usando este gas pra extraçao que so tem o caco de raiz, é eficaz este tratamento ? Moro em Salvador, espero que tenha, se tiver vou procurar mesmo que tenha que ser mais caro.

    1. O atendimento com óxido nitroso (gás) pode ser mesmo uma boa opção no seu caso, Francisca. No site do CFO (Conselho Federal de Odontologia) existem 27 dentistas com habilitação em analgesia na Bahia, vários deles em Salvador. Veja –> http://cfo.org.br/servicos-e-consultas/Habilitacoes/?cro=BA&habilitacao=1&nome=&inscricao= . Procure pelo nome deles no Google (ou na lista telefônica) pra ver onde eles atendem. Tenho certeza que algum deles vai pode ajudá-la.

  55. Olá… boa tarde! Meus dentes da frente são saudáveis, só q estavam com um pequeno desgaste nas pontas, deixando-os irregulares, então pedi para a dentista deixá-los retos… só q pensei em colocar uma resina por trás para alinhar um pedacinho das pontas… infelizmente a dentista cobriu por inteiro os dois dentes da frente sem necessidade, pois, como eu disse, meus dentes eram saudáveis, bem brancos e brilhantes… eu pedi para q ela retirasse a resina sem causar danos no esmalte dos dentes… ela afirmou retirava sem prejudicar o esmalte… só que agora estou sofrendo com hipersensibilidade… e como sou leiga gostaria de saber se com o tempo melhora… pois eu nunca tive dor de dente em meus 43 anos de idade, e só agora estou sofrendo muito com essa hipersensibilidade. Estou com muito medo. Obrigada…
    atenciosamente: GISLAINE M. DE CARVALHO

    1. Gislaine, é complicado de colocar resina na parte de trás de um dente superior anterior porque pode interferir na mordida… e, além disso, uma restauração muito pequena nesse local, que é bastante exigido, é bem fácil de se quebrar ou cair. Por isso é que a sua dentista deve ter pensado numa faceta, mas ela não deveria ter feito isso, claro, sem a sua permissão (ou a sua compreensão total do procedimento). Enfim, respondendo à sua pergunta: esse tipo de sensibilidade costuma ser passageira, sim. É que para fazer as restaurações foram usadas substâncias que “irritam” o nervo do dente. Bochechos com flúor podem ajudar, converse com a sua dentista a respeito.

  56. Tenho pavor de dentista e gostaria de saber se existe algum profissional em Recife -PE que utilize a técnica com óxido nitroso. Desde já agradeço.

  57. Minha filha tem 3 anos e meio, os dentinhos dela quebraram quando tinha 8 meses, desde entao estou correndo atras de um dentista que mexa atraves do cheirinho, porque ela nao deixa mexer, esse tratamento vai ficar muito caro?

    1. Maria Cristina, não sei informar valores (até porque não trabalho com a técnica). Mas haverá um adicional sim, considerando que o dentista precisa fazer um curso e adquirir o equipamento pra poder utilizar a técnica.

  58. Prezada Ana, muito obrigada pelo esclarecimento. Hoje, surgiu um fato novo: tenho alergia respiratória, tenho nasofaringite com diversos cheiros, sabores, etc. Pergunta: como o oxido nitroso possui “gosto e aroma adocicados de nozes” (informação da internet), posso fazer uso dele por duas horas seguidas, tendo tanta alergia respiratória? Acabei de chegar de um alergista e, acredite, ele me respondeu friamente de que desconhece o produto e que não falaria a respeito. Estou com um procedimento marcado para a próxima semana! Por favor, aguardo mais este esclarecimento. Agradeço!

    1. Caren, difícil dizer se você terá algum problema, é o tipo de coisa que a gente só descobre na hora. Mas eu acho que não é o caso de se preocupar, pois apenas o aroma é de nozes, o gás em si não as contém. O fato do seu alergista desconhecer o óxido nitroso é até um bom sinal, quer dizer que reações com o seu uso devem ser incomuns.

  59. Bom dia, por favor, preciso saber a diferença entre tomar um calmante antes do tratamento odontológico e utilizar o óxido nitroso (inalação), que necessita de 8 horas de jejum total. Além disso, se possível, peço informações sobre “como se sente o paciente durante o tratamento”. Em caso, por exemplo, da anestesia passar. Obrigada.

    1. Caren, ambos os métodos visam diminuir a percepção do paciente à dor. O dentista pode prescrever um calmante para o paciente tomar 1 hora antes da consulta, por exemplo. No caso do óxido nitroso, ele é aplicado no momento do atendimento, o paciente fica acordado o tempo todo (assim como com um calmante), mas mais tranquilo. Como a percepção do paciente à dor diminui, dificilmente seria necessário aplicar mais anestésicos durante o tratamento pela anestesia ter “passsado”.

  60. GOSTARIA DE SABER QUAL A MEDIA DE VALOR PARA EXTRAÇÃO, PRECISO DE MUITA COISA E ESTOU PROCURANDO UM TRATAMENTO QUE ESTEJA AO MEU ALCANCE, MINHA BOCA ESTA HORRÍVEL E SOU ARTISTA E TRANSEX, AGORA ME APARECEU UMA BOLSA NO CÉU DA BOCA QUE QUANDO APERTO COM A LINGUA SAI PUS PELO MEU DENTE, ESTOU DESESPERADA MAS TENHO VERDADEIRO PÂNICO DE DENTISTA, JA PASSEI POR MUITA COISA EM UM CONSULTÓRIO DENTARIO, ATÉ FAZER CANAL, TRES DE UMA VEZ SEM ANESTESIA EU JA FIZ, NÃO SUPORTO MAIS ISSO. DESDE JÁ MUITO OBRIGADA.
    FABBY BLANCHE, COLOQUEI MEU NOME ARTISTICO CASO QUEIRA PROCURAR NAS REDES SOCIAIS PARA SABER QUEM EU SOU.

    1. Fabby, não existe um “valor médio” para extração, pois isso varia de acordo com um monte de coisas, como: qual o dente, a dificuldade da extração, a experiencia e formação do dentista, etc.. Ainda, é preciso avaliar se o seu caso é realmente para extração. No seu caso, considerando que você trabalha com a sua imagem, perder um dente pode ser um grande prejuízo (tanto estético quanto funcional).

    1. Gustavo, sempre há. Informe-se na ABO ou em outras associações de classe da sua cidade. Sindicatos, Universidades…

  61. Pra mim seria uma boa! eu fico tão nervoso com anestesia que só vendo! mas meu problema é após o tratamento, depois que saio da cadeira e estou pra ir embora, passo mal, desmaio… eh terrivel!

  62. Por favor, existe o uso dessa tecnica em São Paulo.
    Estou perdendo meus dentes por medo e não consigo evitar… não deixo nenhum dentista acabar o canal.
    Tenho vergonha, pois parece besteira, mas é mais forte que eu!

    1. Ana, com certeza há profissionais que usam a analgesia inalatória em São Paulo. Sugiro que você entre em contato com a Associação Brasileira de Analgesia Inalatória e Sedação Consciente: (11) 3431 2596.

  63. Gostaria de uma indicação de um profissional ou clínica que trabalham com oxido nitroso no RJ.
    Obrigada,
    Regina

    1. Regina, não tenho conhecimento de dentistas credenciados para o uso de oxido nitroso no Rio de Janeiro, sugiro que você procure no Google ou em algum guia local.

    2. Ola Drª. Sou academico de Odonto e gostaria de saber se ja posso fazer o curso para utilização do óxido nitroso. E se vc conhece alguma local em sp que promove o curso?

      1. Edson, dei uma olhada geral aqui e não achei nenhum curso de Habilitação em Sedação Consciente com Óxido Nitroso que aceite acadêmicos (pelo menos não explicitamente). Os cursos são sempre direcionados a profissionais formados. De qualquer forma, é questão de se informar. Lembrando que, mesmo que você faça o curso antes de se formar, não vai poder usar a técnica até ter o diploma, porque é preciso registro no Conselho e etc.. Em São Paulo é bem fácil de achar um curso, uma procurada no Google e pronto. 😉

    1. Boa tarde Gerson,

      Tem sim já bastantes clinicas se adquando a essas novas técnicas.
      Falo isso porque sou representante comercial de um fabricante de equipamento de sedação consciente e vendemos para o brasil inteiro.

      Atenciosamente,

      João Marcos

  64. Uma coisa que o governo poderia fazer para melhorar a saúde bucal do brasileiro era subsidiar esses cursos, eventualmente a prática poderia ser até “universal”.

    Nos EUA os paramédicos já chegam até com a máscara de óxido nitroso e oxigênio para atender alguém ferido, o custo não é relativo ao gás em si, nem o aparelho é tão caro ele mesmo, mas é algo mais fruto da situação onde há falta de demanda, justamente por que é caro. É justamente nesse tipo de coisa que o governo deveria intervir na economia, seria algo que só viria a beneficiar a todos. Ou praticamente todos, talvez se sentissem um pouco “lesados” aqueles que hoje oferecem essa possibilidade ou ministram os cursos a um preço mais elevado do que seria se fosse mais popularizado.

    Mas o bem da população em geral deveria vir em primeiro lugar, e mesmo a “perda” que aqueles nessa posição de oferecer um tratamento que aqui no terceiro mundo é “luxo” possivelmente não seria tão grande assim, afinal se supõe que o medo seja o principal fator fazendo as pessoas irem menos ao dentista do que iriam de outra forma, então talvez não só também a “classe” dos odontologistas e anestesiologistas como um todo ganhasse, mas mesmo esses que hoje tem isso como um diferencial talvez vissem mais clientes. Claro, poderia ser que menos clientes pagando mais ainda fosse mais lucrativo para eles, isso talvez possa ser um problema para qualquer projeto de popularização dessa tecnologia, se conseguirem formar um lobby expressivo. Tomara que o lado mais nobre da medicina fale mais alto e isso não aconteça.

    …se algum dia o governo vier a tomar qualquer iniciativa nesse sentido para começar…

  65. Um grupo da minha turma apresentou um seminário sobre isso no 2º periodo. Entrevistaram um carinha da UFRJ mesmo q é "o cara" nesse assunto no Brasil (esqueci o nome dele, mas se não me falha a memória é Roberto alguma coisa).
    Desde então eu pretendo fazer esse curso e comprar o equipamento qdo me formar (se eu tiver condições pra isso, é claro!)

    1. Olá boa tarde a todos,

      Sou representante comercial de uma empresa fabricante de equipamentos de sedação consciente, caso alguém tenha interesse em conhecer o equipamento e saber preço, só entrar em contato por email que respondo.
      Obrigado a todos.
      João Marcos
      [email protected]

  66. >Ainda quero fazer este curso de capacitação (sedação consciente com óxido nitroso). Todo mundo diz que é um "barato"… 😛

    Então gostou da dica? Que bom… sem contar o medo do paciente do Dr. Flip.

    E você sabia que o David aí do vídeo virou garoto propaganda de escova de dentes?

    Abraços!

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista